• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Literatura infantil no ensino de língua alemã para crianças : perspectivas, práticas e desafios da sala de aula no Brasil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARIANA MARQUES CARDOSO MACHAY.pdf (3.749Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Machay, Mariana Marques Cardoso
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O ensino de língua adicional na infância tem se consolidado como uma prática frequente no contexto escolar brasileiro (Tonelli, 2023). Estudos revelam que o ensino precoce de línguas deve priorizar o desenvolvimento integral e a sensibilização às diferentes culturas e identidades, ampliando a visão de mundo da criança e a sua compreensão de um mundo plural (Borges; Pupp Spinassé, 2017; Magiolo; Tonelli, 2020; Patrício et al., 2023). De acordo com Borges e Pupp Spinassé (2017), as crianças aprendem de forma diferente dos adultos e é fundamental pensar o processo de aprendizagem com base nessas especificidades. Diversos autores destacam as contribuições do uso de histórias no ensino de línguas para crianças (Cameron, 2001; Tonelli, 2005; Rocha, 2007; Mourão, 2009; Ellis; Brewster, 2014). Uma das principais contribuições das histórias infantis é a aprendizagem da língua de forma contextualizada, para compreender o que está sendo contado, as crianças buscam superar as "barreiras linguísticas" (Tonelli, 2005). O’Sullivan e Rösler (2013) ressaltam o potencial de identificação que a literatura infantil tem para o público infantil, pois muitos textos têm relação direta com as vivências desta faixa etária. Com o objetivo de compreender a perspectiva dos professores que atuam no contexto escolar brasileiro sobre a literatura infantil no ensino de alemão para crianças, utilizamos uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário digital, por meio do qual buscamos informações sobre os seguintes temas: o papel da literatura infantil na prática pedagógica, os aspectos didático metodológicos priorizados no trabalho com textos literários e os principais desafios em relação ao uso de literatura infantil. A amostra contou com 22 participantes das regiões Sul e Sudeste do Brasil, todos professores de alemão nos níveis de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Os principais resultados indicam que, embora muitos professores relatem o envolvimento e a motivação das crianças nas aulas baseadas em literatura infantil, essa é utilizada apenas ocasionalmente. Os maiores desafios apontados pelos participantes em relação ao uso de literatura infantil foram a carga horária reduzida ou o conteúdo programático extenso e o acesso a livros e histórias. Outro dado importante da pesquisa aponta que metade dos participantes possui uma visão de ensino de língua com foco na ampliação de vocabulário e de estruturas linguísticas. Concluímos que é imprescindível o investimento na formação de professores para ampliar o ensino de línguas voltado à formação integral e com práticas pautadas em atividades lúdicas como a literatura infantil.
     
    Abstract: Additional language teaching in childhood has become a common practice in Brazilian schools (Tonelli, 2023). Studies show that early language teaching should prioritise holistic development and awareness of different cultures and identities, broadening children's worldview and their understanding of a plural world (Borges; Pupp Spinassé, 2017; Magiolo; Tonelli, 2020; Patrício et al., 2023). According to Borges and Pupp Spinassé (2017), children learn differently from adults and it is essential to think about the learning process based on these specificities. Several authors highlight the contributions of using stories in language teaching for children (Cameron, 2001; Tonelli, 2005; Rocha, 2007; Mourão, 2009; Ellis; Brewster, 2014). One of the main contributions of children's stories is the learning of language in a contextualised way, in order to understand what is being told, children seek to overcome ‘language barriers’ (Tonelli, 2005). O'Sullivan and Rösler (2013) emphasise the identification potential that children's literature has for children, as many texts are directly related to the experiences of this age group. In order to understand the perspective of teachers working in Brazilian school context on children's literature in the teaching of German to children, we used a quantitative and qualitative methodology. The data collection instrument was a digital questionnaire, through which we sought information on the following topics: the role of children's literature in pedagogical practice, the didactic methodological aspects prioritised when working with literary texts and the main challenges in relation to the use of children's literature. The sample included 22 participants from the South and Southeast regions of Brazil, all of them were teachers of German at kindergarten and primary school level. The main results indicate that although many teachers report children's involvement and motivation in classes based on children's literature, it is only used occasionally. The biggest challenges pointed out by the participants in relation to the use of children's literature were the reduced workload or extensive programme content and access to books and stories. Another important finding from the research is that half of the participants have a vision of language teaching that focuses on expanding vocabulary and linguistic structures. We conclude that it is essential to invest in teacher training to expand language teaching with a focus on holistic approach and playful practices, such as children's literature
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95704
    Collections
    • Dissertações [417]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV