Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensinopt_BR
dc.creatorQueiroz, Caroline Lobo Santos dept_BR
dc.date.accessioned2025-03-25T13:49:57Z
dc.date.available2025-03-25T13:49:57Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95494
dc.descriptionOrientador: Profº. Drº. Maurício Cesar Vitória Fagundespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/12/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse texto apresenta a pesquisa de mestrado que foi guiada pela busca de compreender como é possível construir uma prática docente emancipatória na Educação Infantil. Para tanto, definiu-se como objetivo analisar as tensões geradas pela regulação das práticas pedagógicas na Educação Infantil, cotejando-as com a educação emancipatória. A pesquisa também busca analisar os pressupostos teóricos e práticos das teorias emancipatórias, analisar os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a BNCC no contexto neoliberal e identificar qual a relação entre os pressupostos da BNCC e o planejamento das práticas pedagógicas nos Centros Municipais de Educação Infantil. No caminho percorrido, esta pesquisa tem encontrado principal fundamentação em Santos e Mesquida (2007), Arroyo (2008, 2013), Paulo Freire (2021a, 2021b, 2022), Scalon (2011), Lima (2002), entre outros. Utiliza-se do método de abordagem qualitativo com base em teóricos como Marli André e Bernadete Gatti (s/d), Stake (2011), Creswell (2014), Chizzotti (2003), Menga Lüdke e Marli André (1986), Marx e Engels (1998). A pesquisa foi realizada no município de Paranaguá e direcionada a 4 educadoras que atuam em 3 Centros Municipais de Educação Infantil. As entrevistas semiestruturadas e a análise documental do currículo municipal foram mediadoras na análise da realidade. Os dados foram analisados pelo método dialético, centrando-se na compreensão dos dados coletados acerca do cenário pesquisado e buscando compreender as contradições que o fazem ser como é no contexto da totalidade. A partir dessa investigação foi possível compreender que o currículo municipal, guiado pela BNCC, não é emancipatório, pois reproduz uma lógica reguladora e excludente e que a relação entre a BNCC e a prática docente é de dominação, regulação e controle. Portanto, uma prática emancipatória é construída no tensionamento com a regulação, a partir da reflexão crítica e superação da postura ingênua diante da estrutura social, afirmada pela intencionalidade política no planejamento e execução de todas as ações docentespt_BR
dc.description.abstractAbstract: This text presents the master's research that was guided by the aim of understanding how it is possible to build an emancipatory teaching practice in Early Childhood Education. To this end, the objective was defined as analyzing the tensions generated by the regulation of pedagogical practices in Early Childhood Education, comparing them with emancipatory education. The research also seeks to analyze the theoretical and practical assumptions of emancipatory theories, examine the theoretical and methodological assumptions that sustain the BNCC within the neoliberal context, and identify the relationship between the assumptions of the BNCC and the planning of pedagogical practices in the Municipal Early Childhood Education Centers. Throughout this journey, the research is mainly grounded in the works of Santos and Mesquida (2007), Arroyo (2008, 2013), Paulo Freire (2021a, 2021b, 2022), Scalon (2011), Lima (2002), among others. It employs a qualitative approach based on theorists such as Marli André and Bernadete Gatti (n.d.), Stake (2011), Creswell (2014), Chizzotti (2003), Menga Lüdke and Marli André (1986), Marx and Engels (1998). The research was carried out in the municipality of Paranaguá and focused on 4 educators working in 3 Municipal Early Childhood Education Centers. Semi-structured interviews and documentary analysis of the municipal curriculum were used as mediators in analyzing the reality. The data were analyzed using the dialectical method, focusing on understanding the collected data about the research context and aiming to comprehend the contradictions that shape the situation within the context of totality. From this investigation, it was possible to understand that the municipal curriculum, guided by the BNCC, is not emancipatory, as it reproduces a regulatory and exclusionary logic, and that the relationship between the BNCC and teaching practice is one of domination, regulation, and control. Therefore, an emancipatory practice is built through tension with regulation, based on critical reflection and the overcoming of an ingenuous stance regarding the social structure, affirmed through political intentionality in the planning and execution of all teaching actionspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Paranápt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO tensionamento entre a regulação e a emancipação na educação infantil em Paranaguápt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples