O tensionamento entre a regulação e a emancipação na educação infantil em Paranaguá
Resumo
Resumo: Esse texto apresenta a pesquisa de mestrado que foi guiada pela busca de compreender como é possível construir uma prática docente emancipatória na Educação Infantil. Para tanto, definiu-se como objetivo analisar as tensões geradas pela regulação das práticas pedagógicas na Educação Infantil, cotejando-as com a educação emancipatória. A pesquisa também busca analisar os pressupostos teóricos e práticos das teorias emancipatórias, analisar os pressupostos teóricos e metodológicos que sustentam a BNCC no contexto neoliberal e identificar qual a relação entre os pressupostos da BNCC e o planejamento das práticas pedagógicas nos Centros Municipais de Educação Infantil. No caminho percorrido, esta pesquisa tem encontrado principal fundamentação em Santos e Mesquida (2007), Arroyo (2008, 2013), Paulo Freire (2021a, 2021b, 2022), Scalon (2011), Lima (2002), entre outros. Utiliza-se do método de abordagem qualitativo com base em teóricos como Marli André e Bernadete Gatti (s/d), Stake (2011), Creswell (2014), Chizzotti (2003), Menga Lüdke e Marli André (1986), Marx e Engels (1998). A pesquisa foi realizada no município de Paranaguá e direcionada a 4 educadoras que atuam em 3 Centros Municipais de Educação Infantil. As entrevistas semiestruturadas e a análise documental do currículo municipal foram mediadoras na análise da realidade. Os dados foram analisados pelo método dialético, centrando-se na compreensão dos dados coletados acerca do cenário pesquisado e buscando compreender as contradições que o fazem ser como é no contexto da totalidade. A partir dessa investigação foi possível compreender que o currículo municipal, guiado pela BNCC, não é emancipatório, pois reproduz uma lógica reguladora e excludente e que a relação entre a BNCC e a prática docente é de dominação, regulação e controle. Portanto, uma prática emancipatória é construída no tensionamento com a regulação, a partir da reflexão crítica e superação da postura ingênua diante da estrutura social, afirmada pela intencionalidade política no planejamento e execução de todas as ações docentes Abstract: This text presents the master's research that was guided by the aim of understanding how it is possible to build an emancipatory teaching practice in Early Childhood Education. To this end, the objective was defined as analyzing the tensions generated by the regulation of pedagogical practices in Early Childhood Education, comparing them with emancipatory education. The research also seeks to analyze the theoretical and practical assumptions of emancipatory theories, examine the theoretical and methodological assumptions that sustain the BNCC within the neoliberal context, and identify the relationship between the assumptions of the BNCC and the planning of pedagogical practices in the Municipal Early Childhood Education Centers. Throughout this journey, the research is mainly grounded in the works of Santos and Mesquida (2007), Arroyo (2008, 2013), Paulo Freire (2021a, 2021b, 2022), Scalon (2011), Lima (2002), among others. It employs a qualitative approach based on theorists such as Marli André and Bernadete Gatti (n.d.), Stake (2011), Creswell (2014), Chizzotti (2003), Menga Lüdke and Marli André (1986), Marx and Engels (1998). The research was carried out in the municipality of Paranaguá and focused on 4 educators working in 3 Municipal Early Childhood Education Centers. Semi-structured interviews and documentary analysis of the municipal curriculum were used as mediators in analyzing the reality. The data were analyzed using the dialectical method, focusing on understanding the collected data about the research context and aiming to comprehend the contradictions that shape the situation within the context of totality. From this investigation, it was possible to understand that the municipal curriculum, guided by the BNCC, is not emancipatory, as it reproduces a regulatory and exclusionary logic, and that the relationship between the BNCC and teaching practice is one of domination, regulation, and control. Therefore, an emancipatory practice is built through tension with regulation, based on critical reflection and the overcoming of an ingenuous stance regarding the social structure, affirmed through political intentionality in the planning and execution of all teaching actions
Collections
- Dissertações [202]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...