dc.contributor.advisor | Stelmastchuk, Simão Nicolau, 1977- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.creator | Moreira, Matheus Felipe Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T15:04:47Z | |
dc.date.available | 2025-03-24T15:04:47Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95475 | |
dc.description | Orientador: Simão Nicolau Stelmastchuk | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta de sequências didáticas para o ensino de educação financeira no Ensino Médio. O objetivo é contribuir para a formação de jovens conscientes de sua realidade financeira e capazes de tomar decisões financeiras responsáveis. O primeiro capítulo apresenta uma breve contextualização da Educação Financeira no Brasil, com foco no estado do Paraná, além apresentar os fundamentos teóricos das sequências didáticas e das dimensões de aprendizagem. O segundo capítulo apresenta as três sequências didáticas propostas. A Sequência Didática I tem como propósito fazer com que os estudantes compreendam a importância do seu tempo de vida em relação ao seu salário. Os estudantes são convidados a calcular quanto tempo de vida eles precisam para comprar os bens e serviços que desejam. A Sequência Didática II tem como propósito mostrar aos estudantes as consequências de decisões de compra equivocadas. Os estudantes são incentivados a se endividar por meio de diferentes estratégias de crédito. A Sequência Didática III tem como propósito mostrar aos estudantes como um aumento de salário pode impactar sua vida financeira. Os estudantes são convidados a repetir a atividade da Sequência Didática I, mas com um salário aumentado. O terceiro capítulo apresenta sugestões de requisitos para os orientadores das sequências didáticas propostas. São considerados a quantidade de tempo necessária para cada atividade e os requisitos materiais necessários para o desenvolvimento dos trabalhos, também apresentando as dimensões de aprendizagem para cada uma das atividades das Sequências Didáticas. Elas são estruturadas de forma a envolver os estudantes de forma ativa no processo de aprendizagem, incentivando-os a pensar criticamente e a resolver problemas por conta própria. As sequências didáticas podem ser utilizadas por professores de Educação Financeira no Ensino Médio e também por outras disciplinas. Elas são uma ferramenta eficaz para promover a aprendizagem significativa de conteúdo | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This work presents a proposal of didactic sequences for teaching financial education in high school. The aim is to contribute to the formation of young people who are aware of their financial reality and capable of making responsible financial decisions. The first chapter presents a brief contextualization of financial education in Brazil, with a focus on the state of Paraná, as well as presenting the theoretical foundations of the didactic sequences and the dimensions of learning. The second chapter presents the three didactic sequences proposed. Didactic Sequence I aims to make students understand the importance of their lifetime in relation to their salary. Students are invited to calculate how much lifetime they need to spend to buy the goods and services they want. Didactic Sequence II aims to show students the consequences of wrong purchase decisions. Students are encouraged to get into debt through different credit strategies. Didactic Sequence III aims to show students how a salary increase can impact their financial life. Students are invited to repeat the activity of Didactic Sequence I, but with an increased salary. The third chapter presents suggestions of requirements for the guides of the proposed didactic sequences. The amount of time required for each activity and the material requirements necessary for the development of the work are considered, also presenting the dimensions of learning for each of the activities of the Didactic Sequences. They are structured in order to involve students actively in the learning process, encouraging them to think critically and to solve problems on their own. The didactic sequences can be used by financial education teachers in high school and also by other disciplines. They are an effective tool to promote meaningful learning of contents | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Didatica (Segundo grau) | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Pensamento critico | pt_BR |
dc.title | Sequências didáticas para o ensino de educação financeira : uma proposta para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |