• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sequências didáticas para o ensino de educação financeira : uma proposta para o ensino médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    M_MATHEUS_FELIPE_NUNES_MOREIRA.pdf (1.011Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Moreira, Matheus Felipe Nunes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta de sequências didáticas para o ensino de educação financeira no Ensino Médio. O objetivo é contribuir para a formação de jovens conscientes de sua realidade financeira e capazes de tomar decisões financeiras responsáveis. O primeiro capítulo apresenta uma breve contextualização da Educação Financeira no Brasil, com foco no estado do Paraná, além apresentar os fundamentos teóricos das sequências didáticas e das dimensões de aprendizagem. O segundo capítulo apresenta as três sequências didáticas propostas. A Sequência Didática I tem como propósito fazer com que os estudantes compreendam a importância do seu tempo de vida em relação ao seu salário. Os estudantes são convidados a calcular quanto tempo de vida eles precisam para comprar os bens e serviços que desejam. A Sequência Didática II tem como propósito mostrar aos estudantes as consequências de decisões de compra equivocadas. Os estudantes são incentivados a se endividar por meio de diferentes estratégias de crédito. A Sequência Didática III tem como propósito mostrar aos estudantes como um aumento de salário pode impactar sua vida financeira. Os estudantes são convidados a repetir a atividade da Sequência Didática I, mas com um salário aumentado. O terceiro capítulo apresenta sugestões de requisitos para os orientadores das sequências didáticas propostas. São considerados a quantidade de tempo necessária para cada atividade e os requisitos materiais necessários para o desenvolvimento dos trabalhos, também apresentando as dimensões de aprendizagem para cada uma das atividades das Sequências Didáticas. Elas são estruturadas de forma a envolver os estudantes de forma ativa no processo de aprendizagem, incentivando-os a pensar criticamente e a resolver problemas por conta própria. As sequências didáticas podem ser utilizadas por professores de Educação Financeira no Ensino Médio e também por outras disciplinas. Elas são uma ferramenta eficaz para promover a aprendizagem significativa de conteúdo
     
    Abstract : This work presents a proposal of didactic sequences for teaching financial education in high school. The aim is to contribute to the formation of young people who are aware of their financial reality and capable of making responsible financial decisions. The first chapter presents a brief contextualization of financial education in Brazil, with a focus on the state of Paraná, as well as presenting the theoretical foundations of the didactic sequences and the dimensions of learning. The second chapter presents the three didactic sequences proposed. Didactic Sequence I aims to make students understand the importance of their lifetime in relation to their salary. Students are invited to calculate how much lifetime they need to spend to buy the goods and services they want. Didactic Sequence II aims to show students the consequences of wrong purchase decisions. Students are encouraged to get into debt through different credit strategies. Didactic Sequence III aims to show students how a salary increase can impact their financial life. Students are invited to repeat the activity of Didactic Sequence I, but with an increased salary. The third chapter presents suggestions of requirements for the guides of the proposed didactic sequences. The amount of time required for each activity and the material requirements necessary for the development of the work are considered, also presenting the dimensions of learning for each of the activities of the Didactic Sequences. They are structured in order to involve students actively in the learning process, encouraging them to think critically and to solve problems on their own. The didactic sequences can be used by financial education teachers in high school and also by other disciplines. They are an effective tool to promote meaningful learning of contents
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95475
    Collections
    • Licenciatura [11]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Python 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Desenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine matemática e programação com o Blockly, a linguagem de blocos do Google 

      Monte-Alto, Helio H. L. C. (2024-04-13)
    • Ensino de inglês pela abordagem comunicativa no 1º e no 2º grau 

      Sowek, Osvaldo (1987)
      Resumo : O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que analisa a abordagem comunicativa, mostrando sua evolução histórica a partir da crítica ao estruturalismo no ensino de línguas estrangeiras, chegando a sugestões ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV