• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Agrárias
    • MBA em gestão do agronegócio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Agrárias
    • MBA em gestão do agronegócio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Produção e venda de terneiro : estudo de caso sobre gestão estratégica de custos em uma propriedade rural familiar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LETICIA PETER BARBOSA.pdf (233.8Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Barbosa, Letícia Peter
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Propriedades familiares carecem de estratégias produtivas que auxiliem os produtores no processo decisório. Nesse sentido, o artigo aqui proposto tem como objetivo analisar as estratégias e os regimes alimentares que proporcionam maior viabilidade financeira na venda de terneiros com idade entre 7 e 12 meses em uma propriedade rural familiar localizada no município de Capão do Leão/RS. Para tanto, buscou-se, através da literatura a fundamentação teórica sobre pecuária de corte, gestão estratégica de custos e custo operacional de produção para análise econômica financeira. A metodologia classifica-se como descritiva e exploratória e trata-se de um estudo de caso único com coleta de dados através documentos e anotações fornecidos pelo proprietário que foram selecionados e tabulados através do Excel. Como resultados, foi possível constatar que em 2018 o produtor obteve a maior média de peso na venda dos terneiros, mas, ao mesmo tempo, foi o ano que obteve o menor resultado financeiro por animal na fase de cria decorrente do regime alimentar e da estratégia comercial escolhida. Por fim, conclui-se que a melhor estratégia é realizar a venda dos terneiros no mesmo momento do desmame, conforme realizado em 2019
     
    Abstract: Family properties lack productive strategies that help producers in the decision making process. In this sense, the article proposed here aims to analyze the strategies and dietary regimes that provide greater financial viability in the sale of calves aged between 7 and 12 months in a family farm located in the city of Capão do Leão / RS. Therefore, through the literature was searched the theoretical foundation on beef cattle, strategic cost management and operational cost of production for financial economic analysis. The methodology is classified as descriptive and exploratory and is a unique case study with data collection through documents and notes provided by the owner that were selected and tabulated through Excel. As a result, it was found that in 2018 the producer obtained the highest average weight in the sale of calves, but at the same time, it was the year that obtained the lowest financial result per animal in the rearing phase due to the diet and strategy. commercial choice. Finally, it is concluded that the best strategy is to sell the calves at the same time as weaning, as done in 2019
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95308
    Collections
    • MBA em gestão do agronegócio [271]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV