| dc.contributor.advisor | Carvalho, Alaor de, 1974- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Alberton, Josililian, 1967- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
| dc.creator | Macedo, Andrea Cristina Motta de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-03-14T13:01:56Z | |
| dc.date.available | 2025-03-14T13:01:56Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95275 | |
| dc.description | Orientador: Alaor de Carvalho | pt_BR |
| dc.description | Coorientadora: Josililian Alberton | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: O adoecimento entre os profissionais da educação tem sido amplamente estudado recentemente, o que leva à necessidade de refletir sobre os fatores que contribuem para a deterioração da saúde desses profissionais. Analisando pesquisas sobre essa questão, pretendese contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de vida destes profissionais. Independentemente de suas funções, todos os envolvidos enfrentam situações que, de alguma forma, afetam negativamente a saúde dos docentes e demais trabalhadores da educação. A Ginástica para Todos (GPT) é uma prática voltada para o lazer, a vivência corporal, a criatividade e a diversidade, sendo caracterizada por sua liberdade e ludicidade, o que a torna adequada para a promoção da saúde. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconhece a GPT como uma prática que oferece uma gama de atividades adequadas para todos os gêneros, idades, habilidades e experiências culturais. Essa prática contribui para a saúde pessoal, condicionamento físico e bemestar nas dimensões física, social, intelectual e psicológica. A GPT é projetada para proporcionar prazer no exercício e incentivar a atividade pessoal, sendo guiada pelos princípios conhecidos como 4F's: Fun (diversão), Fitness (atividade física), Fundamentals (fundamentos) e Friendship (amizade). Estes princípios abrangem o prazer na prática, os benefícios para a saúde física, o uso de fundamentos da ginástica e a promoção da interação e amizade. Neste contexto, o projeto pretende implementar a GPT como uma atividade corporal no ambiente de trabalho dos profissionais da educação, durante horários alternativos e intervalos das aulas, oferecendo uma oportunidade para interação, diversão e atividade física aos trabalhadores da educação do CMEI Junara, e na Escola Municipal Caetana Paranhos visando a qualidade de vida | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Saúde do Trabalhador - Paraná | pt_BR |
| dc.subject | Professores - Condições de trabalho | pt_BR |
| dc.subject | Trabalhadores - Treinamento físico | pt_BR |
| dc.title | A ginástica para todos vs o adoecimento docente : uma possibilidade de prática corporal visando a qualidade de vida | pt_BR |
| dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |