Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Alaor de, 1974-pt_BR
dc.contributor.otherAlberton, Josililian, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorMacedo, Andrea Cristina Motta dept_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T13:01:56Z
dc.date.available2025-03-14T13:01:56Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95275
dc.descriptionOrientador: Alaor de Carvalhopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Josililian Albertonpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O adoecimento entre os profissionais da educação tem sido amplamente estudado recentemente, o que leva à necessidade de refletir sobre os fatores que contribuem para a deterioração da saúde desses profissionais. Analisando pesquisas sobre essa questão, pretendese contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de vida destes profissionais. Independentemente de suas funções, todos os envolvidos enfrentam situações que, de alguma forma, afetam negativamente a saúde dos docentes e demais trabalhadores da educação. A Ginástica para Todos (GPT) é uma prática voltada para o lazer, a vivência corporal, a criatividade e a diversidade, sendo caracterizada por sua liberdade e ludicidade, o que a torna adequada para a promoção da saúde. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconhece a GPT como uma prática que oferece uma gama de atividades adequadas para todos os gêneros, idades, habilidades e experiências culturais. Essa prática contribui para a saúde pessoal, condicionamento físico e bemestar nas dimensões física, social, intelectual e psicológica. A GPT é projetada para proporcionar prazer no exercício e incentivar a atividade pessoal, sendo guiada pelos princípios conhecidos como 4F's: Fun (diversão), Fitness (atividade física), Fundamentals (fundamentos) e Friendship (amizade). Estes princípios abrangem o prazer na prática, os benefícios para a saúde física, o uso de fundamentos da ginástica e a promoção da interação e amizade. Neste contexto, o projeto pretende implementar a GPT como uma atividade corporal no ambiente de trabalho dos profissionais da educação, durante horários alternativos e intervalos das aulas, oferecendo uma oportunidade para interação, diversão e atividade física aos trabalhadores da educação do CMEI Junara, e na Escola Municipal Caetana Paranhos visando a qualidade de vidapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSaúde do Trabalhador - Paranápt_BR
dc.subjectProfessores - Condições de trabalhopt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Treinamento físicopt_BR
dc.titleA ginástica para todos vs o adoecimento docente : uma possibilidade de prática corporal visando a qualidade de vidapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples