• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A ginástica para todos vs o adoecimento docente : uma possibilidade de prática corporal visando a qualidade de vida

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-E-ANDREA-CRISTINA-MOTTA-DE-MACEDO.pdf (6.497Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Macedo, Andrea Cristina Motta de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O adoecimento entre os profissionais da educação tem sido amplamente estudado recentemente, o que leva à necessidade de refletir sobre os fatores que contribuem para a deterioração da saúde desses profissionais. Analisando pesquisas sobre essa questão, pretendese contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de vida destes profissionais. Independentemente de suas funções, todos os envolvidos enfrentam situações que, de alguma forma, afetam negativamente a saúde dos docentes e demais trabalhadores da educação. A Ginástica para Todos (GPT) é uma prática voltada para o lazer, a vivência corporal, a criatividade e a diversidade, sendo caracterizada por sua liberdade e ludicidade, o que a torna adequada para a promoção da saúde. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconhece a GPT como uma prática que oferece uma gama de atividades adequadas para todos os gêneros, idades, habilidades e experiências culturais. Essa prática contribui para a saúde pessoal, condicionamento físico e bemestar nas dimensões física, social, intelectual e psicológica. A GPT é projetada para proporcionar prazer no exercício e incentivar a atividade pessoal, sendo guiada pelos princípios conhecidos como 4F's: Fun (diversão), Fitness (atividade física), Fundamentals (fundamentos) e Friendship (amizade). Estes princípios abrangem o prazer na prática, os benefícios para a saúde física, o uso de fundamentos da ginástica e a promoção da interação e amizade. Neste contexto, o projeto pretende implementar a GPT como uma atividade corporal no ambiente de trabalho dos profissionais da educação, durante horários alternativos e intervalos das aulas, oferecendo uma oportunidade para interação, diversão e atividade física aos trabalhadores da educação do CMEI Junara, e na Escola Municipal Caetana Paranhos visando a qualidade de vida
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95275
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [193]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV