A ginástica para todos vs o adoecimento docente : uma possibilidade de prática corporal visando a qualidade de vida
Resumo
Resumo: O adoecimento entre os profissionais da educação tem sido amplamente estudado recentemente, o que leva à necessidade de refletir sobre os fatores que contribuem para a deterioração da saúde desses profissionais. Analisando pesquisas sobre essa questão, pretendese contribuir para a melhoria das condições de trabalho e de vida destes profissionais. Independentemente de suas funções, todos os envolvidos enfrentam situações que, de alguma forma, afetam negativamente a saúde dos docentes e demais trabalhadores da educação. A Ginástica para Todos (GPT) é uma prática voltada para o lazer, a vivência corporal, a criatividade e a diversidade, sendo caracterizada por sua liberdade e ludicidade, o que a torna adequada para a promoção da saúde. A Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconhece a GPT como uma prática que oferece uma gama de atividades adequadas para todos os gêneros, idades, habilidades e experiências culturais. Essa prática contribui para a saúde pessoal, condicionamento físico e bemestar nas dimensões física, social, intelectual e psicológica. A GPT é projetada para proporcionar prazer no exercício e incentivar a atividade pessoal, sendo guiada pelos princípios conhecidos como 4F's: Fun (diversão), Fitness (atividade física), Fundamentals (fundamentos) e Friendship (amizade). Estes princípios abrangem o prazer na prática, os benefícios para a saúde física, o uso de fundamentos da ginástica e a promoção da interação e amizade. Neste contexto, o projeto pretende implementar a GPT como uma atividade corporal no ambiente de trabalho dos profissionais da educação, durante horários alternativos e intervalos das aulas, oferecendo uma oportunidade para interação, diversão e atividade física aos trabalhadores da educação do CMEI Junara, e na Escola Municipal Caetana Paranhos visando a qualidade de vida