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dc.contributor.advisorCarvalho, Fernanda Cavassana de, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorOliveira, Amanda Alves dept_BR
dc.date.accessioned2025-02-25T17:31:54Z
dc.date.available2025-02-25T17:31:54Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95119
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Fernanda Cavassana de Carvalhopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A seguinte monografia buscou investigar a influência da revista Capricho na formação da autoimagem de suas leitoras. O objetivo geral é compreender como o consumo dessa mídia, voltado para a identidade das adolescentes, impactou a autopercepção de e autoestima das mulheres brasileiras referentes ao seu papel na sociedade. O estudo fundamenta-se nas teorias de Simone de Beauvoir, que discute a construção social da feminilidade; Judith Butler, que desenvolve o conceito de performatividade de gênero; e Naomi Wolf, que analisa os padrões de beleza como ferramentas de controle patriarcal por meio do Mito da Beleza. Também se foi usado como referencial teórico os estudos sobre cultura de mídia de Stuart Hall e Douglas Kellner, além de obras, artigos e pesquisas referentes a representação feminina na mídia, principalmente impressa, de Luciane Lira, Valquíria John, Karina Pizzini, Dulcilia Buitoni e Raquel Moreno. A pesquisa utilizou, junto à revisão bibliográfica, um método qualitativo, coletando dados por meio de um formulário on-line respondido por 48 mulheres que consumiram uma revista na adolescência. A análise dos dados aponta que a Capricho fortaleceu estereótipos de gênero, colaborando na promoção de um ideal de feminilidade centrado na estética e na conformidade. Além disso, destacou-se a relação entre os padrões de beleza elevados e a insatisfação com a própria imagem, evidenciando o impacto negativo da publicação na construção da autoestima das leitoras enquanto adolescentespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCapricho (Revista)pt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEstereótipos (Psicologia social) na comunicação de massapt_BR
dc.subjectBeleza feminina (Estética)pt_BR
dc.titleMulheres feitas com Capricho : o impacto das revistas adolescentes na autoimagem das mulheres brasileiraspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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