• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mulheres feitas com Capricho : o impacto das revistas adolescentes na autoimagem das mulheres brasileiras

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_AMANDA_ALVES_DE_OLIVEIRA.pdf (1.683Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Oliveira, Amanda Alves de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A seguinte monografia buscou investigar a influência da revista Capricho na formação da autoimagem de suas leitoras. O objetivo geral é compreender como o consumo dessa mídia, voltado para a identidade das adolescentes, impactou a autopercepção de e autoestima das mulheres brasileiras referentes ao seu papel na sociedade. O estudo fundamenta-se nas teorias de Simone de Beauvoir, que discute a construção social da feminilidade; Judith Butler, que desenvolve o conceito de performatividade de gênero; e Naomi Wolf, que analisa os padrões de beleza como ferramentas de controle patriarcal por meio do Mito da Beleza. Também se foi usado como referencial teórico os estudos sobre cultura de mídia de Stuart Hall e Douglas Kellner, além de obras, artigos e pesquisas referentes a representação feminina na mídia, principalmente impressa, de Luciane Lira, Valquíria John, Karina Pizzini, Dulcilia Buitoni e Raquel Moreno. A pesquisa utilizou, junto à revisão bibliográfica, um método qualitativo, coletando dados por meio de um formulário on-line respondido por 48 mulheres que consumiram uma revista na adolescência. A análise dos dados aponta que a Capricho fortaleceu estereótipos de gênero, colaborando na promoção de um ideal de feminilidade centrado na estética e na conformidade. Além disso, destacou-se a relação entre os padrões de beleza elevados e a insatisfação com a própria imagem, evidenciando o impacto negativo da publicação na construção da autoestima das leitoras enquanto adolescentes
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95119
    Collections
    • Jornalismo [419]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV