Mulheres feitas com Capricho : o impacto das revistas adolescentes na autoimagem das mulheres brasileiras
Resumo
Resumo : A seguinte monografia buscou investigar a influência da revista Capricho na formação da autoimagem de suas leitoras. O objetivo geral é compreender como o consumo dessa mídia, voltado para a identidade das adolescentes, impactou a autopercepção de e autoestima das mulheres brasileiras referentes ao seu papel na sociedade. O estudo fundamenta-se nas teorias de Simone de Beauvoir, que discute a construção social da feminilidade; Judith Butler, que desenvolve o conceito de performatividade de gênero; e Naomi Wolf, que analisa os padrões de beleza como ferramentas de controle patriarcal por meio do Mito da Beleza. Também se foi usado como referencial teórico os estudos sobre cultura de mídia de Stuart Hall e Douglas Kellner, além de obras, artigos e pesquisas referentes a representação feminina na mídia, principalmente impressa, de Luciane Lira, Valquíria John, Karina Pizzini, Dulcilia Buitoni e Raquel Moreno. A pesquisa utilizou, junto à revisão bibliográfica, um método qualitativo, coletando dados por meio de um formulário on-line respondido por 48 mulheres que consumiram uma revista na adolescência. A análise dos dados aponta que a Capricho fortaleceu estereótipos de gênero, colaborando na promoção de um ideal de feminilidade centrado na estética e na conformidade. Além disso, destacou-se a relação entre os padrões de beleza elevados e a insatisfação com a própria imagem, evidenciando o impacto negativo da publicação na construção da autoestima das leitoras enquanto adolescentes
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