The digital state in Brazil : adaptation or reconfiguration of brazilian public law in data society?
Resumo
Resumo: A presente tese busca delimitar o Estado Digital como um tipo ideal de ação política, correlacionado a sociedade de dados, cujo arranjo exige uma adaptação do direito público brasileiro a tais particularidades. Partindo do problema da carência de pesquisas no direito público sob a perspectiva das ações estatais e seus deveres, a tese visa a preencher essa lacuna. Para tanto, o direito público é compreendido a partir e pelos modelos de ação estatal (político epúblico). Esses são examinados em atenção à uma racionalidade, bem como à sociedade com a qual se relacionam. Em um primeiro momento, a pesquisa realça que o modelo de Estado soberano estava ligado a uma sociedade individualista e a um direito subjetivista. Em seguida, analisando o direito público como resultado dos arranjos entre os modelos de ações estatais e a sociedade, a pesquisa desenvolve a hipótese de que o direito e as ações estatais devem se basear em critérios relacionais em vez de requisitos autônomos. Propõe-se, assim, enquanto uma alternativa à opção dicotômica do direito público da autoridade ou da lógica da boa governança, estudando as condições sob as quais isso pode ser possível. A tese, então, define o Estado Digital como o modelo de ação política de governança de rede, que porta as características de ser plural e relacional, codificado a partir da ideia de uma sociedade interdependente. Já a ação pública implicará em uma responsabilidade primária sobre os direitos na esfera jurídica. Com base nesse raciocínio, os direitos de dados são examinados na governança em rede por meio da ação estatal. Isso implica uma ideia de responsabilidade informacional, seguida pela investigação do regime jurídico público do devido processo informacional. Ao considerar o direito público como funcional, reposiciona-se o interesse público como um critério de legitimidade e valor fundamental. Assim, o direito público do Estado Digital mantém o regime jurídico do interesse público, bem como o critério material no interesse geral da coletividade. Abstract: This thesis proposes defining the digital state as an ideal type of political action, correlated to the data society, the arrangement of which requires an adaptation of Brazilian public law to such particularities. Starting from the problem of the lack of research in public law from the perspective of state actions and their duties, the thesis aims to fill this gap. To this end, public law is understood from and by the state action models (political and public). These are examined with attention to their rationality, as well as the society they relate to. In a first moment, the research highlights that the sovereign state model was linked to an individualistic society and a subjectivist law. Further, by analyzing public law as a result of the arrangements between state actions models and society, the research developpes the hypotheses that law and state actions should be based on relational criteria rather than autonomous requirements. It proposes as an alternative to both the dichotomous model public law of authority and the logic of good governance, studying the conditions under which this can be feasible. The thesis defines the digital state as the political action model of network governance, that bears the characteristics of plurality and relationality, coded by an interdependent society. Public action will imply a primary responsibility over the rights at legal realm. Based on this reasoning, data rights are examined in network governance through state action. This implies an idea of informational responsibility, followed by the investigation of the public legal regime on the right of informational due process. By considering public law as functional, it repositions the public interest as a criterion of legitimacy and fundamental value. Thus, the public law of the digital state maintains the legal regime of the public interest, as well as the material criterion in the general interest of the community Resume: La thèse prétend délimiter l'État numérique comme un type idéal d'action politique, lié à la société des données, qui exige l'adaptation du droit public brésilien à ces particularités. A partir du constat de lacunes en matière de recherche sur le droit public du point de vue de l'action de l'État et de ses devoirs, la thèse vise à y répondre. Pour ce faire, le droit public est compris à partir et à travers des modèles des actions étatiques (politiques et publiques). Ceux-ci sont examinés en tenant compte leur rationalité, ainsi que de la société avec laquelle elles sont en relation. La recherche souligne que le modèle de l'État souverain était lié à une société individualiste et à un droit subjectif. En analysant le droit public comme résultat d'arrangements entre les modèles d'action de l'État et la société, la recherche développe l'hypothèse que le droit et les actions étatiques devraient être fondés sur des critères relationnels plutôt que sur des critères autonomes. La thèse propose une alternative à l'option dichotomique du droit public de l'autorité ou de la logique de la bonne gouvernance, en étudiant les conditions dans lesquelles cela peut être possible. La thèse définit l'État numérique comme le modèle d'action politique de la gouvernance en réseau, présentant les caractéristiques de la pluralité et de la relation, et codifié par une société interdépendante. L'action publique impliquera la responsabilité première des droits dans la sphère juridique. Sur la base de ce raisonnement, les droits relatifs aux données sont examinés dans le cadre de la gouvernance en réseau à travers les actions de l'État. Celui-ci implique une idée de responsabilité informationnelle, suivie d'une étude du régime juridique public sur le droit à une procédure régulière en matière d'information. En considérant le droit public comme fonctionnel, cela permet de repositionner l'intérêt public en tant que critère de légitimité et de valeur fondamentale. Ainsi, le droit public de l'État numérique maintient le régime juridique de l'intérêt public, et le critère matériel de l'intérêt général de la collectivité
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