Ensino com consciência : estudo dos efeitos de um curso sobre as diferentes formas de compreender o papel da consciência no ensino de línguas
Resumo
Resumo: Antes mesmo de entrarem em sala de aula, Miccoli (2016) indica que muitos professores de línguas estrangeiras encontram-se desmotivados por já conhecerem problemas estruturais das escolas, como o número elevado de alunos em sala, pouco tempo de aula, falta de estrutura, baixa remuneração e desvalorização. Estes são alguns dos desafios apresentados pela autora como fatores que interferem no sucesso do ensino-aprendizagem de um idioma. Benech (2023) acredita que esta sensação de desmotivação pode ser suavizada e os professores podem desenvolver um trabalho mais equilibrado e saudável caso tenham uma inteligência emocional bem desenvolvida. Em outras palavras, com as habilidades de identificar, interpretar e regular as próprias emoções, os professores conseguiriam reduzir os próprios níveis de estresse, frustração e ansiedade em sala de aula. Este trabalho visa verificar os efeitos de um curso sobre os diferentes conceitos que o termo ‘consciência’ pode adquirir no ensino e aprendizagem de línguas, tanto do ponto de vista cognitivo, quanto emocional, afetivo e pedagógico na formação inicial ou continuada de professores de línguas, avaliando a forma como se relacionam com as próprias emoções e lidam com os desafios que surgem dentro e fora de sala de aula no agir docente. O curso ‘Ensino de línguas com consciência’, de 22 horas, elaborado para a coleta de dados embasou-se em dois pilares: o letramento emocional, tratando de técnicas de mindfulness (KABAT-ZINN, 2017), e a consciência teórico-metodológica sobre técnicas de ensino explícito e implícito de línguas (HOUSEN, 2005; FREITAS, 2014), tratando de conceitos como Hipótese da Percepção Consciente (SCHMIDT, 2001; 2010; 2012) e Taxonomia de Bloom (BLOOM, 1956). Os professores de línguas que participaram do curso foram convidados a responder um mesmo questionário em quatro momentos distintos: primeiro, antes de iniciar o curso, o segundo,a na metade, após oito horas de aula, o terceiro ao final do curso e o quarto momento, após três meses do término do curso. Os resultados apontam que os professores desconheciam técnicas implícitas de ensino, bem como aquelas para o controle das emoções que surgem em sala de aula, que ao longo do curso parecem ter sido alvo de atenção dos professores. Conclui-se que esses temas precisam ser abordados na formação inicial e continuada de professores na atualidade, para que os contextos de ensino/aprendizagem de línguas possam ajudar a garantir maior segurança e previsibilidade, mesmo diante das eventuais dificuldades que possam surgir Abstract: Before even entering the classroom, Miccoli (2016) points out that many foreign language teachers are demotivated due to their awareness of structural problems within schools, such as the high number of students in the classroom, limited class time, lack of resources, low salaries, and devaluation. These are some of the challenges presented by the author as factors that interfere with the success of language teaching and learning. Benech (2023) suggests that this feeling of demotivation can be alleviated, and teachers can develop a more balanced and healthy work approach if they have well-developed emotional intelligence. In other words, by having the ability to identify, interpret, and regulate their own emotions, teachers could reduce their stress, frustration, and anxiety levels in the classroom. This study aims to examine the effects of a course on the different concepts the term 'consciousness' can acquire in language teaching and learning, both from a cognitive, emotional, affective, and pedagogical perspective in the initial or ongoing training of language teachers. It evaluates how teachers relate to their own emotions and handle the challenges that arise both inside and outside the classroom in their teaching actions. The course ‘Language Teaching with Awareness’, a 22-hour program developed for data collection, was based on two pillars: emotional literacy, focusing on mindfulness techniques (KABAT-ZINN, 2017), and theoretical-methodological awareness about explicit and implicit language teaching techniques (HOUSEN, 2005; FREITAS, 2014), addressing concepts like the Conscious Perception Hypothesis (SCHMIDT, 2001; 2010; 2012) and Bloom’s Taxonomy (BLOOM, 1956). The language teachers who participated in the course were invited to answer the same questionnaire at four different moments: first, before starting the course; second, at the halfway point, after eight hours of classes; third, at the end of the course; and fourth, three months after completing the course. The results indicate that the teachers were unaware of implicit teaching techniques, as well as those for managing emotions that arise in the classroom, which, throughout the course, seemed to be the focus of the teachers' attention. It is concluded that these topics need to be addressed in the initial and ongoing training of teachers today, so that language teaching/learning contexts can help ensure greater security and predictability, even in the face of any difficulties that may arise
Collections
- Dissertações [400]