Contribuições da prática pedagógica de xadrez em funções cognitivas de crianças
Resumo
Resumo: O presente projeto teve por objetivo apresentar como a prática do jogo de xadrez pode influenciar nas funções cognitivas de memória e atenção de crianças em idade escolar por meio de um enfoque quantitativo e correlacionado ao estudo explicativo, pois buscou investigar as possíveis hipóteses e relações entre as variáveis com um corte longitudinal. A amostra final constituiu-se por um total de 69 estudantes do 3.º ao 5.º ano do Ensino Fundamental I, com idade entre 8 e 10 anos, divididos entre grupo intervenção (N=44) e grupo controle (N=25). O grupo experimental participou de oficinas de xadrez que ocorreram 2 vezes na semana, com duração de 50 minutos, por um período de dois meses. Para mensurar as habilidades cognitivas, foi utilizado o teste informatizado para avaliação das funções executivas – Jogo das Cartas Mágicas (JCM) e o Teste de Stroop. O pré e o pós-teste foram realizados com um intervalo de 7 semanas. Foram encontrados resultados significativos na comparação intragrupos, onde na fase de maior dificuldade do JCM, o grupo controle atingiu no pré-teste uma média no número de acertos de 53,3 (DP = 16,3). Já o grupo intervenção apresentou o resultado de 52,6 (DP = 15,4) no pré-teste e 62,2 (DP = 18,4), no teste pós-intervenção, indicando aumento significativo (p<0,05). Os dados foram tabulados e analisados por meio do Statistical Package for the Social Sciences – SPSS. A análise descritiva de dados contínuos foi realizada por meio de medidas de tendência central e dispersão. Já, para os dados categóricos, a descrição se deu por distribuição de frequência absoluta e relativa. A comparação entre intragrupos, pré e pós-intervenção, foi realizada por meio de Análise de Variância – ANOVA. No Teste de Stroop, foi possível identificar melhoras relevantes na memória e atenção do grupo que participou das oficinas de xadrez durante a realização da pesquisa. A comparação múltipla realizada por meio do teste de Post Hoc de Tukey apontou que a média do grupo intervenção foi superior às demais (F=7.23, p<0,01). Dados os resultados apresentados, espera-se incentivar a prática de xadrez dentro do espaço escolar para além de um conteúdo curricular, bem como expor possíveis avanços científicos sobre a temática Abstract: The aim of this project was to show how practicing the game of chess can influence the cognitive functions of memory and attention in school-age children, using a quantitative approach correlated with an explanatory study, as it sought to investigate possible hypotheses and relationships between variables in a longitudinal approach. The final sample consisted of a total of 69 students from the 3rd to 5th year of elementary school, aged between 8 and 10, divided into an intervention group (N=44) and a control group (N=25). The experimental group took part in chess workshops twice a week, lasting 50 minutes, for a period of two months. To measure cognitive abilities, the computerized test for assessing executive functions - Magic Card Game (JCM) and the Stroop Test were used. The pre- and post-tests were carried out 7 weeks apart. Significant results were found in the intra-group comparison, where in the most difficult phase of the JCM, the control group achieved an average number of correct answers in the pre-test of 53.3 (SD = 16.3). The intervention group had 52.6 (SD = 15.4) in the pre-test and 62.2 (SD = 18.4) in the post-intervention test, indicating a significant increase (p<0.05). The data was tabulated and analyzed using the Statistical Package for the Social Sciences - SPSS. Descriptive analysis of continuous data was carried out using measures of central tendency and dispersion. Categorical data was described using absolute and relative frequency distribution. Intra-group comparisons, pre and post-intervention, were made using Analysis of Variance (ANOVA). In the Stroop Test, it was possible to identify significant improvements in memory and attention in the group that took part in the chess workshops during the research. The multiple comparison carried out using Tukey's Post Hoc test showed that the intervention group's average was higher than the others (F=7.23, p<0.01). Given the results presented, we hope to encourage the practice of chess within the school environment beyond a curricular content, as well as exposing possible scientific advances on the subject
Collections
- Dissertações [981]