Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegri Filho, Paulo, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorCicarelli, Raquel Costa -pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T17:38:12Z
dc.date.available2025-02-06T17:38:12Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94673
dc.descriptionOrientador: Paulo Negri Filhopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Lettras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo tem o escopo de analisar a influência da propaganda televisiva no desejo de compra das crianças e as discussões de estudiosos a cerca do tema. Para tanto, se fez necessário, inicialmente, tomar conhecimento de aspectos gerais sobre a televisão, sua abrangência e papel que ocupa na sociedade, bem como a relação deste meio com as crianças. Também foram abordadas características e aspectos da propaganda televisiva em específico e pesquisados dados que mostram a presença constante da TV no cotidiano, e sua capacidade de influenciar. Posteriormente, se fez necessária uma abordagem mais direcionada ao consumo infantil, os artifícios da televisão para atrair a atenção das crianças e a influência da propaganda sobre elas e sobre seu desejo de compra. A partir daí, o trabalho aprofundou-se ainda mais no tema procurando dar ênfase numa faixa etária em específico, por meio de uma pesquisa qualitativa com pais de crianças de 9 anos de classe A e B, para verificar se elas pedem os produtos, influenciados pelas propagandas vistas na televisão. A conclusão a que se chegou a partir dos estudos bibliográfico e da pesquisa qualitativa é de que existe influência da televisão nos pedidos de compras das crianças mas a cultura familiar e a opinião dos responsáveis é mais determinante na decisão de compra e também na forma de educar seus filhos para o consumopt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study has the objective to examine the influence of television advertising in the desire to purchase the children of scholars and discussions about the topic. For both, was necessary, initially, be aware of general issues on television, its scope and role it plays in society and the relationship this way with children. Were also discussed characteristics and aspects of the propaganda on TV and searched for specific data showing the presence of the TV everyday, and its ability to influence. Later, if you need a more targeted approach to children's consumption, the artifice of television to attract the attention of children and the influence of propaganda on them and on their desíre to purchase. From there, the work deepened to further emphasize the theme looking at a specific age group, through a qualitative research to establish whether the children with 9 years old, Class A and B, require products to parents, influenced the advertisements seen on television. The conclusion was reached from the research literature and qualitative research is that there is influence of television in the requests for purchases of children but the family and culture of responsible opinion is more criticai in purchasing decisions as well as educate their children for consumptionpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.titleTelevisão : uma vitrine de produtos infantispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples