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dc.contributor.advisorLima, Myrian Del Vecchio de, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorLima, Helen Mendespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-06T16:55:16Z
dc.date.available2025-02-06T16:55:16Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94668
dc.descriptionOrientador: Myrian R. Del Vecchio de Limapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia fala sobre o jornalismo científico produzido pelas revistas especializadas em ciências para o público em geral, analisado sob o ponto de vista do leitor. Foi feita uma pesquisa, em duas etapas, entre estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná que lêem revistas nacionais de divulgação científica. O objetivo da primeira etapa, quantitativa, foi fazer um levantamento dos hábitos de consumo de informação científica deste grupo e conhecer sua percepção sobre ciência, pesquisa no Brasil e participação dos cidadãos em questões de ciência. Na segunda etapa, um questionário aberto investigou as opiniões dos leitores sobre a linguagem e a credibilidade das revistas. Foi concluído que os estudantes da Universidade Federal do Paraná têm uma visão positiva da ciência, que está associada à melhoria da vida humana, grandes descobertas e conhecimento do mundo natural, mas também consideram os riscos associados à ciência, como o uso do conhecimento para a guerra e uma maior concentração de poder e riqueza. As revistas de divulgação científica, na opinião do grupo estudado, devem usar linguagem acessível ao público não especializado, mas devem manter o rigor quanto à credibilidade das informaçõespt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper is about the science journalism produced by science popularization magazines, analyzed by the readers' point of view. A two stage research was conducted among graduation students of Universidade Federal do Paraná who read Brazilian science popularization magazines. The first stage consisted of a quantitative research that scrutinized this group's habits of scientific information consumption and explored their perception of science, Brazilian scientific research and citizen participation on scientific issues. At the second stage of this research, an open-ended survey investigated the readers' opinions about these magazines' language and credibility. This study brings to a conclusion that UFPR's students have a positive view of science, which is connected to improvement of life quality, great discoveries and knowledge about the natural world. Yet, they consider the inherent risks to science, such as using knowledge to war purposes and a greater concentration of power and wealth. Science popularization magazines, in this group's opinion, should use language accessible to a non-specialist public, but they must be careful with sources credibilitypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectDivulgacao cientifica - Periódicospt_BR
dc.titlePercepção da ciência entre leitores de revistas e divulgação científicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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