• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Jornalismo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Percepção da ciência entre leitores de revistas e divulgação científica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D_G_HELLEN_MENDES_LIMA.pdf (18.79Mb)
    Data
    2007
    Autor
    Lima, Helen Mendes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta monografia fala sobre o jornalismo científico produzido pelas revistas especializadas em ciências para o público em geral, analisado sob o ponto de vista do leitor. Foi feita uma pesquisa, em duas etapas, entre estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná que lêem revistas nacionais de divulgação científica. O objetivo da primeira etapa, quantitativa, foi fazer um levantamento dos hábitos de consumo de informação científica deste grupo e conhecer sua percepção sobre ciência, pesquisa no Brasil e participação dos cidadãos em questões de ciência. Na segunda etapa, um questionário aberto investigou as opiniões dos leitores sobre a linguagem e a credibilidade das revistas. Foi concluído que os estudantes da Universidade Federal do Paraná têm uma visão positiva da ciência, que está associada à melhoria da vida humana, grandes descobertas e conhecimento do mundo natural, mas também consideram os riscos associados à ciência, como o uso do conhecimento para a guerra e uma maior concentração de poder e riqueza. As revistas de divulgação científica, na opinião do grupo estudado, devem usar linguagem acessível ao público não especializado, mas devem manter o rigor quanto à credibilidade das informações
     
    Abstract : This paper is about the science journalism produced by science popularization magazines, analyzed by the readers' point of view. A two stage research was conducted among graduation students of Universidade Federal do Paraná who read Brazilian science popularization magazines. The first stage consisted of a quantitative research that scrutinized this group's habits of scientific information consumption and explored their perception of science, Brazilian scientific research and citizen participation on scientific issues. At the second stage of this research, an open-ended survey investigated the readers' opinions about these magazines' language and credibility. This study brings to a conclusion that UFPR's students have a positive view of science, which is connected to improvement of life quality, great discoveries and knowledge about the natural world. Yet, they consider the inherent risks to science, such as using knowledge to war purposes and a greater concentration of power and wealth. Science popularization magazines, in this group's opinion, should use language accessible to a non-specialist public, but they must be careful with sources credibility
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94668
    Collections
    • Jornalismo [419]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV