Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCifuentes, José Carlos, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorValverde, Willianpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-28T14:52:44Z
dc.date.available2025-01-28T14:52:44Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94543
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquezpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 26/08/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho, nosso objetivo principal é iniciar a teorização da metapedagogia: uma teoria em ação de educação por matemáticas, através de experiências matemáticas, que visa construir novas racionalidades capaz de dar novas respostas aos problemas emergentes de nossa sociedade. Essa "teoria" deve ser entendida como uma "contemplação", destinada a promover uma educação que incentive a formação de novas formas de pensar, repensando a existência humana a partir de outras perspectivas. Como motivação, utilizamos argumentos econômicos e ambientais para justificar a necessidade dessas novas racionalidades. Discutimos o que é matemática, partindo das correntes que buscaram fundamentá-la e nos teoremas de Gödel, que revelam limites na matemática hegemônica, culminando em uma visão de matemáticas construídas pelo homem, falíveis, questionáveis e plurais. Exploramos uma noção wittgensteiniana de conceito, diferenciando-a da definição, e delimitamos uma visão do ensino de matemática, limitado pelos seus conteúdos. Com base nisso e numa discussão sobre pensamentos matemáticos, adotamos uma concepção de educação por matemáticas que transcende o ensino técnico, informativo e rígido. Assim, as matemáticas são vistas como meios para um processo de educação que contempla aspectos de conceitualização e pensamentos matemáticos. Defendemos que essa educação deve ocorrer através de experiências matemáticas, envolvendo tanto conceitos quanto formas de pensamento matemático. Elucidamos os tópicos discutidos com exemplos e possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this work, our main objective is to initiate the theorization of metapedagogy: a theory in action of education through mathematics, using mathematical experiences to build new rationalities capable of providing new answers to the emerging problems of our society. This "theory" should be understood as a "contemplation," aimed at promoting education that encourages the formation of new ways of thinking, rethinking human existence from other perspectives. As motivation, we use economic and environmental arguments to justify the need for these new rationalities. We discuss what mathematics is, starting from the currents that sought to establish its foundations and Gödel's theorems, which reveal limits in hegemonic mathematics, culminating in a view of mathematics as human constructs, fallible, questionable, and plural. We explore a wittgensteinian notion of concept, differentiating it from definition, and we outline a view of mathematics teaching, limited by its contents. Based on this and a discussion on mathematical thinking, we adopt a conception of education through mathematics that transcends purely technical, informative, and rigid teaching. Thus, mathematics is seen as a means for an educational process that includes aspects of conceptualization and mathematical thinking. We argue that this education should occur through mathematical experiences, involving both concepts and forms of mathematical thinking. We elucidate the discussed topics with examples and pedagogical possibilitiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGodel, Teorema dept_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleRumo a uma teoria da metapedagogia : fundamentos epistemológicos a partir de uma educação por matemáticaspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples