Pelo ensino científico de gramática : uma análise sobre o objeto nulo e a retomada anafórica no livro didático "Se liga na língua"
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivos, em um primeiro momento, defender a incorporação do ensino científico de gramática às aulas de Língua Portuguesa, descrever o fenômeno linguístico do objeto nulo e analisar como gramáticas tradicionais e descritivas abordam o que é o objeto direto e os pronomes pessoais. Em um segundo momento, objetiva-se examinar de que maneira o livro didático Se Liga na Língua trata esses fenômenos gramaticais e propor duas sequências de exercícios sobre este fenômeno com base nos procedimentos científicos, considerando que o objeto nulo não é abordado por materiais didáticos. Como discutido por Lobato (2015), Pires de Oliveira e Quarezemin (2016), Perini (2016), Pilati (2017), entre outros, propor o ensino científico de gramática perpassa, em primeiro lugar, se opor à abordagem da Gramática Tradicional que a toma como detentora dos usos "corretos" da língua, compreendendo que as aulas de gramática devem se basear nos usos advindos da gramática internalizada, isto é, em usos reais da língua, por meio da observação e da manipulação de dados linguísticos. É pertinente a essa discussão diferenciar e distanciar os conceitos de Gramática Tradicional e gramática internalizada, dado que o primeiro se refere à uma teoria prescritiva da língua e o segundo a um sistema de regras em funcionamento, bem como reposicionar a gramática nas aulas de Língua Portuguesa, incorporando os procedimentos de observação e análise de dados e de elaboração de hipóteses da metodologia científica. O intuito dessa incorporação está em tornar o processo de ensino-aprendizagem de gramática menos mecânico e mais ativo, com foco no desenvolvimento das habilidades metalinguísticas e metacognitivas dos estudantes. Visando a elaboração de uma proposta robusta que siga essa abordagem e com base nos estudos de Cyrino (1994; 2018; 2020), Casagrande (2009), Ayres (2016), Othero et al. (2016), Creus & Menuzzi (2004), Schwenter e Silva (2002), este estudo optou por descrever o fenômeno do objeto nulo (ON) e as características que determinam sua ocorrência, dado que (i) este é um fenômeno presente no uso cotidiano da língua, cujo aparecimento se deu progressivamente ao longo do século XX, em detrimento do desaparecimento dos clíticos pronominais; e (ii) apesar de ser utilizado amplamente pelos falantes do português brasileiro (PB), o ON não é estudado na escola. De modo complementar, esta pesquisa analisou de que maneira o objeto direto (OD) é descrito pelas gramáticas de Cunha e Cintra (2016), Perini (2016) e Castilho (2012), com o intuito de perceber se a ocorrência de ON em posição de OD é contemplada por manuais gramaticais. Da mesma maneira, analisou-se a descrição que o livro Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem faz do OD e dos pronomes pessoais. Foi constatado que o livro didático em questão não aborda o fenômeno do ON e apresenta exercícios centrados na categorização dos fenômenos previamente descritos, se opondo ao que propõem as metodologias científicas. Por último, foram elaboradas duas sequências de exercícios de ON a serem aplicadas nas aulas de gramática, baseadas no método científico Abstract: This study intends, initially, to advocate for the incorporation of scientific grammar teaching into Portuguese Language classes, describe the linguistic phenomenon of null object, and analyze how traditional and descriptive grammar books address direct objects and personal pronouns. Secondly, the aim is to examine how the textbook "Se Liga na Língua" deals with these grammatical phenomena and propose two exercise sequences on this phenomenon based on scientific procedures, considering that null objects are not addressed by teaching materials. As discussed by Lobato (2015), Pires de Oliveira and Quarezemin (2016), Perini (2016), Pilati (2017), among others, advocating for scientific grammar teaching first involves opposing the Traditional Grammar approach, which regards it as the single owner of "correct" language usage, understanding that grammar classes should be based on usage derived from internalized grammar, that is, base themselves on real language usage through observation and manipulation of linguistic data. It is pertinent, in this discussion, to differentiate and set apart the concepts of Traditional Grammar and internalized grammar, given that the former refers to a prescriptive theory of language and the latter to a system of functioning rules. It is relevant, also, to resignify the grammar inside Portuguese Language classes by incorporating the observation and data analysis procedures along with hypothesis formulation, both derived from the scientific methodology The purpose of this incorporation is to make the grammar teaching-learning process less mechanical and more active, focusing on the development of student's metalinguistic and metacognitive skills. Aimed at developing a solid proposal following this approach and grounded by the studies of Cyrino (1994; 2018; 2020), Casagrande (2009), Ayres (2016), Othero et al. (2016), Creus & Menuzzi (2004), Schwenter and Silva (2002), this study chose to describe the phenomenon of null object (NO) and the characteristics determining its occurrence, given that (i) this is a present phenomenon in everyday language use, whose appearance occurred progressively throughout the 20th century, to the detriment of the disappearance of pronominal clitics; and (ii) despite being widely used by Brazilian Portuguese (BP) speakers, NO is not studied in schools. Furthermore, this research analyzed how exactly direct object (DO) is described by the grammars of Cunha and Cintra (2016), Perini (2016), and Castilho (2012), in order to perceive if the occurrence of NO in DO position is addressed by grammar manuals. In the same way, the description provided by the textbook "Se Liga na Língua: Leitura, Produção de Texto e Linguagem" of DO and personal pronouns was analyzed. It was found that the referred textbook does not address the NO phenomenon and proposes exercises focused only on the categorizing of previously described phenomena, opposing what scientific methodologies propose. At last, two sequences of NO exercises were developed to be applied in grammar classes, both based on the scientific method
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