Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCunha, Claudia Madruga, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorVihenpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T17:59:42Z
dc.date.available2025-01-27T17:59:42Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94516
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Claudia Madruga Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/09/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa busca criar um corpo cuir sem órgãos (cu-irso) que tangencia processos artísticos e educacionais por afecções no mundo que o cerca. Dessa forma, toma o corpo da pessoa pesquisadora em produção a-generificada como eixo central de onde se desdobram outras linhas conceituais, artísticas, educativas, indagativas, políticas, sociais, culturais, desafiando as formas convencionais que estruturam os gêneros e sexualidades em formatos estritamente binários. O objetivo é sensibilizar para a convergência entre a prática do corpo sem órgãos (cso) e o corpo cuir, translesbixa, trans não-binário que a escreve. Ao discutir como esse corpo dissidente se educa e é educado nos acontecimentos que geram os processos investigados, a escrita se trama através de produções artísticas, poéticas e teórico-textuais como formas de expressão não hierarquizadas. Proponho percursos investigativos, aqui nomeados autocorpografiaimagética, que se constroem pelo agenciamento da cartografia, da pesquisa rizoma, da esquizoanálise e do esquizodrama em um processo aberto e dinâmico que visa a valorização da diversidade e das multiplicidades, escapando das estruturas simplificadas que criamos para facilitar a convivência em sociedadept_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to create a cuir (queer) body without organs (cu-irso) that intersects artistic and educational processes through affections in the surrounding world. In this way, it takes the researcher’s body in a gender-neutral production as the central axis from which other conceptual, artistic, educational, inquisitive, political, social, and cultural lines unfold, challenging the conventional forms that structure genders and sexualities into strictly binary formats. The goal is to sensitize to the convergence between the practice of the body without organs (bwo) and the cuir body, translesbixa, trans non-binary that writes it. By discussing how this dissenting body educates and is educated in the events that generate the investigated processes, writing is woven through artistic, poetic, and theoretical-textual productions as non-hierarchical forms of expression. I propose investigative pathways, here named autocorpografiaimagética, which are constructed through the agency of cartography, rhizome research, schizoanalysis, and schizodrama in an open and dynamic process that aims at valuing diversity and multiplicities, escaping from the simplified structures we create to facilitate social coexistencept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInconformidade de gêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCU-IRso : afecções arte educativas de um corpos cuir sem órgãospt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples