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dc.contributor.advisorCunha, Claudia Madruga, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSantos, Sebastião Rosaldo dospt_BR
dc.date.accessioned2025-01-27T17:56:48Z
dc.date.available2025-01-27T17:56:48Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94515
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Drª. Cláudia Madruga Cunhapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/07/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As práticas da capoeira, na atualidade, tanto buscam resgatar e renovar valores e visões de mundo, no sentido de democratizar saberes sobre a cultura afro-brasileira, como buscam oportunizar um movimento de decolonização dos afectos com esta cultura, ampliando o repertório de suas significações. O objetivo desta pesquisa é compreender como os bebês se expressam, por meio da sonoridade do berimbau nas vivências pedagógicas da capoeira. O método acolhido é a Cartografia, proposta desenvolvida por Deleuze e Guattari (2011). O que funda esta metodologia vem de um pensamento que quer dar visibilidade ao singular, por meio de uma ética, estética e política, orientadas por uma filosofia da diferença (Deleuze, 2021). O resultado da pesquisa revelou que bebês, ao interagirem com a capoeira e o berimbau, demonstram uma potência única através de movimentos corporais espontâneos e intensos, além de afetos profundos, alinhando-se à perspectiva rizomática de Deleuze e Guat-tari (2011, 2012), que enfatiza a criação de múltiplas conexões e a expressão de singularidadespt_BR
dc.description.abstractAbstract: The current practices of capoeira seek to both rescue and renew values and worldviews, aiming to democratize knowledge about Afro-Brazilian culture and foster a movement of decolonizing affections towards this culture, thus expanding the repertoire of its meanings. This research aims to understand how babies express themselves through the sound of the berimbau in the pedagogical experiences of capoeira. The method adopted is Cartography, a proposal developed by Deleuze and Guattari (2011). This methodology is founded on a thought that seeks to give visibility to the singular, through an ethics, aesthetics, and politics oriented by a philosophy of difference (Deleuze, 2021). The research results revealed that babies, when interacting with capoeira and the berimbau, demonstrate a unique potency through spontaneous and intense bodily movements, as well as deep affections, aligning with Deleuze and Guattari's (2011, 2012) rhizomatic perspective, which emphasizes the creation of multiple connections and the expression of singularitiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLactentespt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCartografias das práticas pedagógicas com a capoeira : bebês ao som do berimbaupt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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