Mães e filhas : educação nos lares menonitas: tradições das descendentes de famílias de imigrantes no Paraná (1972-1984)
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a transmissão das tradições menonitas, através da educação de mães e filhas no período entre 1972 a 1984 na cidade de Curitiba (PR). O recorte temporal inicial é 1972, ano em que foi fundada a Primeira Igreja Irmãos Menonitas do Boqueirão, atualmente bairro da cidade de Curitiba (PR) e comunidade original de residência dos menonitas, e, 1984 é o recorte temporal final porque foi nesse ano que iniciaram os cultos religiosos em língua portuguesa naquela comunidade, demonstrando assim maior abertura entre os imigrantes para aceitar membros que não falam o idioma alemão, até então utilizado nas celebrações religiosas e nos espaços domésticos. A revisão da literatura apontou a existência de estudos relativos à primeira geração de imigrantes dos menonitas, analisando a História a partir de sua chegada ao Brasil em 1930, porém, não há pesquisas específicas sobre a segunda geração e, em especial, sobre as mulheres menonitas. Portanto, o objetivo da pesquisa foi entender o processo educacional das mulheres, descendentes de imigrantes menonitas (segunda geração) e a transmissão desses conhecimentos à terceira geração de menonitas no Brasil. As fontes históricas utilizadas nesse estudo foram periódicos dos anos 1970 e 1980 e documentos produzidos pelos próprios menonitas, como o editorial Bíblia e Arado, além de livros comemorativos sobre a imigração menonita no Brasil em comemoração aos 50 e aos 80 anos da presença dos menonitas no país. Nessa pesquisa utilizei fontes orais, para tanto, selecionei cinco mulheres menonitas que viveram diferentes situações, dentre as quais destacam-se, as relações no casamento e na comunidade, contudo, todas são filhas de imigrantes da primeira geração, moradoras dos bairros Boqueirão e Xaxim, e mães de filhas. A corrente teórica desse trabalho é a História Cultural, seguindo as temáticas da História da Educação, História das Mulheres, e da História das Religiões. Dentro destas pautouse a pesquisa nos estudos de práticas cotidianas e tradições em autores como Michel de Certeau e Edward Thompson. Na pesquisa concluí que valores relacionados ao trabalho, a prática da disciplina cristã e do cuidado do lar, e a manutenção das tradições onde a culinária é enfatizada, são elementos presentes na educação das mulheres menonitas nos lares durante o período estudado. Ainda que as filhas educadas por estas mulheres não tenham se dedicado integralmente ao cuidado do lar e dos filhos, mantiveram as tradições aprendidas e apreendidas, bem como atualizaram as tradições para que estas se mantenham "vivas" no seio da comunidade. As mulheres menonitas, independentemente da geração em que estejam integradas/inseridas, foram ensinadas e ensinaram que suas ações e participação são essenciais para o sustento e a manutenção da família e da comunidade menonita, bem como a integridade da fé e a união de todos Abstract: This research aims to study the transmission of Mennonite traditions, through the education of mothers and daughters in the period between 1972 and 1984 in the city of Curitiba (PR). The initial time frame is 1972, the year in which the First Igreja Irmãos Mennonitas do Boqueirão was founded, currently a neighborhood in the city of Curitiba (PR) and the original community of residence of the Mennonites, and 1984 is the final time frame because it was in that year that they began religious services in Portuguese in that community, thus demonstrating greater openness among immigrants to accept members who did not speak the German language, until then used in religious celebrations and in domestic spaces. The literature review pointed to the existence of studies related to the first generation of Mennonite immigrants, analyzing history from their arrival to Brazil in 1930, however, there is no specific research on the second generation and, in particular, on Mennonite women. . Therefore, the objective of the research was to understand the educational process of women, descendants of Mennonite immigrants (second generation) and the transmission of this knowledge to the third generation of Mennonites in Brazil. The historical sources used in this study were periodicals from the 1970s and 1980s and documents produced by the Mennonites themselves, such as the editorial Bible and Plow, as well as commemorative books on Mennonite immigration in Brazil in commemoration of the 50th and 80th anniversary of the presence of Mennonites in Brazil. country. In this research I used oral sources, for this purpose, I selected five Mennonite women who lived different situations, among which the relationships in marriage and in the community stand out, however, they are all daughters of first generation immigrants, residents of the Boqueirão and Xaxim neighborhoods. , and mothers of daughters. The theoretical current of this work is Cultural History, following the themes of the History of Education, the History of Women, and the History of Religions. Within these, research was based on studies of everyday practices and traditions by authors such as Michel de Certeau and Edward Thompson. In the research, I concluded that values related to work, the practice of Christian discipline and home care, and the maintenance of traditions where cooking is emphasized, are elements present in the education of Mennonite women in homes during the period studied. Even though the daughters raised by these women did not dedicate themselves entirely to caring for the home and children, they maintained the traditions learned and learned, as well as updating the traditions so that they remain "alive" within the community. Mennonite women, regardless of the generation in which they are integrated/inserted, were taught and taught that their actions and participation are essential for the sustenance and maintenance of the family and the Mennonite community, as well as the integrity of the faith and the unity of all
Collections
- Dissertações [981]