A invisibilidade educacional : o desenvolvimento da resiliência em pessoas LGBTI+ para conclusão da educação básica
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o comportamento resiliente de estudantes lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, intersexos e demais sexualidades (LGBTI+) que concluíram a educação básica no ensino regular ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). É uma pesquisa qualitativa exploratória, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e questionário sociodemográfico para conhecimento das/os participantes da pesquisa. Os dados provenientes das entrevistas foram analisados com base na análise de conteúdo, na modalidade dos Núcleos de Significação, conforme Aguiar e Ozella, os dados provenientes do questionário sociodemográfico. As/os participantes da pesquisa são pessoas LGBTI+, que concluíram a educação básica em território nacional brasileiro, selecionados/as para atender a maior diversidade e representativa da comunidade LGBTI+. Tem como base teórica os fundamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a concepção política da educação de Paulo Freire. Das análises, podemos perceber o quanto as escolas brasileiras se apresentam hostis aos/às estudantes LGBTI+, um acentuado enraizamento do comportamento heteronormativo binário nas escolas e um sentimento evidente de sofrimento vivenciado por estes/as estudantes para permanecerem ou retomarem os estudos. Ainda, diante do cenário e das circunstâncias vivenciadas, podemos perceber o desenvolvimento da resiliência pelos/as estudantes LGBTI+, ao se relacionarem com fatores de proteção; sendo que estes têm origem em suas características pessoais, no apoio e acolhimento de amigos/as, agentes escolares e familiares. Também há destaque para o suporte e o apoio psicológico, que potencializa a convivência, a superação e as relações de enfrentamento às violências para a permanência ou para o retorno aos espaços escolares, com vistas à conclusão da educação básica. Acreditamos que a pesquisa fomenta reflexões e discussões acadêmicas sobre o desenvolvimento da resiliência em pessoas LGBTI+, associando a importância das relações desses estudantes aos fatores de proteção. Das análises, também emerge a necessidade das escolas promoverem atenção pedagógica à educação para a sexualidade, com atividades que propiciem conhecimento da temática, com atividades diversas que discutam a diversidade sexual e seus conceitos relacionados. Finalmente, que o enfrentamento às adversidades vivenciadas no ambiente escolar precisa ser compromisso educativo, garantindo o acesso e a permanência de estudantes LGBTI+ na escola. A conclusão da educação básica é um direito humano fundamental que permite o exercício da cidadania e contribui para o desenvolvimento humano Abstract: This research aims to understand the resilient behavior of lesbian, gay, bisexual, transgender, intersex and other sexualities (LGBTI+) students who have completed basic education in regular education or in the Youth and Adult Education (EJA) modality. It is an exploratory qualitative research, having as data collection instruments a semi-structured interview and a sociodemographic questionnaire for the knowledge of the research participants. Data from the interviews were analyzed based on content analysis, in the form of Meaning Nuclei, according to Aguiar and Ozella, data from the sociodemographic questionnaire. The research participants are LGBTI+ people, who have completed basic education in Brazilian national territory, selected to meet the greatest diversity and representative of the LGBTI+ community. Its theoretical basis is the foundations of the Universal Declaration of Human Rights and Paulo Freire's political conception of education. From the analyses, we can see how hostile Brazilian schools are to LGBTI+ students, a strong rooting of binary heteronormative behavior in schools and an evident feeling of suffering experienced by these students to remain or resume their studies. Still, given the scenario and the circumstances experienced, we can see the development of resilience by LGBTI+ students, as they relate to protective factors; and these have their origin in their personal characteristics, in the support and reception of friends, school agents and family members. There is also an emphasis on support and psychological support, which enhances coexistence, overcoming and relationships of coping with violence in order to stay or return to school spaces, with a view to completing basic education. We believe that the research fosters academic reflections and discussions on the development of resilience in LGBTI+ people, associating the importance of these students' relationships with protective factors. From the analyses, the need for schools to promote pedagogical attention to sexuality education also emerges, with activities that provide knowledge on the subject, with diverse activities that discuss sexual diversity and its related concepts. Finally, that facing the adversities experienced in the school environment must be an educational commitment, guaranteeing the access and permanence of LGBTI+ students in school. Completion of basic education is a fundamental human right that allows the exercise of citizenship and contributes to human development Resumen: Esta investigación tiene como objetivo comprender el comportamiento resiliente de estudiantes lesbianas, gays, bisexuales, transgénero, intersexuales y de otras sexualidades (LGBTI+) que han concluido la educación básica en la educación regular o en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Se trata de una investigación cualitativa exploratoria, teniendo como instrumentos de recolección de datos una entrevista semiestructurada y un cuestionario sociodemográfico para conocimiento de los participantes de la investigación. Los datos de las entrevistas fueron analizados a partir del análisis de contenido, en forma de Núcleos de Significado, según Aguiar y Ozella, datos del cuestionario sociodemográfico. Los participantes de la investigación son personas LGBTI+, que han completado la educación básica en el territorio nacional brasileño, seleccionadas para conocer la mayor diversidad y representatividad de la comunidad LGBTI+. Su base teórica son los fundamentos de la Declaración Universal de los Derechos Humanos y la concepción política de la educación de Paulo Freire. A partir de los análisis, podemos ver cómo las escuelas brasileñas son hostiles para los estudiantes LGBTI+, un fuerte arraigo del comportamiento heteronormativo binario en las escuelas y un sentimiento evidente de sufrimiento experimentado por estos estudiantes para permanecer o reanudar sus estudios. Aún así, dado el escenario y las circunstancias vividas, podemos ver el desarrollo de la resiliencia por parte de los estudiantes LGBTI+, en cuanto se relacionan con los factores protectores; y estos tienen su origen en sus características personales, en el apoyo y acogida de amigos, agentes escolares y familiares. También se hace énfasis en el apoyo y acompañamiento psicológico, que potencia la convivencia, la superación y las relaciones de afrontamiento de la violencia para la permanencia o el retorno a los espacios escolares, con miras a la culminación de la educación básica. Creemos que la investigación fomenta reflexiones y discusiones académicas sobre el desarrollo de la resiliencia en personas LGBTI+, asociando la importancia de las relaciones de estos estudiantes con factores protectores. De los análisis surge también la necesidad de que las escuelas promuevan la atención pedagógica a la educación en sexualidad, con actividades que aporten conocimientos sobre el tema, con actividades diversas que discutan la diversidad sexual y sus conceptos relacionados. Finalmente, que enfrentar las adversidades que se viven en el ámbito escolar debe ser un compromiso educativo, garantizando el acceso y permanencia de los estudiantes LGBTI+ en la escuela. La culminación de la educación básica es un derecho humano fundamental que permite el ejercicio de la ciudadanía y contribuye al desarrollo humano
Collections
- Dissertações [981]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...