dc.contributor.advisor | Foltran, Maria José, 1954- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.creator | Spada, Mônica Marcelle | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T13:09:23Z | |
dc.date.available | 2025-01-22T13:09:23Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94465 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Maria José G. D. Foltran | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 16/09/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal defender o ensino científico de gramática na Educação Básica, a partir da análise descritiva de estruturas interrogativas do português brasileiro. A ideia é despertar nos alunos um olhar curioso e investigativo para as línguas naturais, permitindo que eles desenvolvam posturas e métodos próprios da atividade científica, apresentando possibilidades de como desenvolver essa prática. Para isso, objetiva-se também analisar o livro didático Novas Palavras, a fim de verificar de que maneira esse material didático trata as interrogativas e propor sugestões de atividades sobre esse fenômeno, com base nos procedimentos científicos apresentados por Honda e O’Neil (2008), Perini (2016), Pires de Oliveira e Quarezemin (2016); Pilati (2017); Teles e Lopes (2019); Foltran, Rodrigues e Lunguinho (2020); Basso (2021); Calindro e Rodrigues (2022); Knöpfle, De Conto, Carreira e Foltran (2022). Nessa perspectiva, é preciso desnaturalizar os conceitos construídos pela Gramática Tradicional, que fazem parte do saber escolar ao longo de anos, conforme Borges Neto (2018). Um desses conceitos é o de classes de palavras, apontado em currículos e materiais didáticos, exemplo de como uma teoria sobre a língua foi naturalizada, passando a ser o próprio fenômeno linguístico. A proposta desta pesquisa é partir desses conceitos da Gramática Tradicional, a fim de ampliar os critérios de análise dessas classes, e propor o ensino de gramática como iniciação científica, que valoriza a gramática internalizada dos alunos e que considera os usos reais da língua, além da observação e da manipulação de dados linguísticos. O ensino de gramática, para além do ensino de normas e de regras gramaticais, pode ser uma oportunidade de instigar a curiosidade dos alunos, a partir da análise de dados e da formulação de hipóteses da metodologia científica. Tendo por base as pesquisas de Pires de Oliveira (1996), Sell (1998, 2003), Pires de Oliveira e Quarezemin (2016), Perini (2016), com destaque para fenômenos específicos envolvendo as estruturas interrogativas QU, à luz da teoria gerativa, pretendemos contribuir para a análise de materiais didáticos, produção de atividades e ensino de interrogativas QU, conteúdo ausente não só no livro didático analisado, mas também no currículo que norteia o ensino no Brasil - BNCC (2018). | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This work's main objective is to defend the scientific teaching of grammar in Basic Education, based on the descriptive analysis of interrogative structures in Brazilian Portuguese. The idea is to awaken in students a curious and investigative look at natural languages, allowing them to develop attitudes and methods typical of scientific activity, presenting possibilities on how to develop this practice. To this end, the objective is also to analyze the textbook Novas Palavras, in order to verify how this teaching material treats interrogatives and propose suggestions for activities about this phenomenon, based on the scientific procedures presented by Honda and O'Neil (2008), Perini (2016), Pires de Oliveira and Quarezemin (2016); Pilati (2017); Teles and Lopes (2019); Foltran, Rodrigues and Lunguinho (2020); Basso (2021); Calindro and Rodrigues (2022); Knöpfle, De Conto, Carreira and Foltran (2022); Honda and O’Neil (2008). From this perspective, it is necessary to denaturalize the concepts constructed by Traditional Grammar, which have been part of school knowledge for years, according to Borges Neto (2018). One of these concepts is that of word classes, highlighted in curricula and teaching materials, an example of how a theory about language was naturalized, becoming the linguistic phenomenon itself. The purpose of this research is to start from these concepts of Traditional Grammar, in order to expand the analysis criteria of these classes, and propose the teaching of grammar as a scientific initiation, which values students' internalized grammar and which considers the real uses of the language, in addition to observation and manipulation of linguistic data. Teaching grammar, in addition to teaching grammatical norms and rules, can be an opportunity to instigate students' curiosity, based on data analysis and the formulation of hypotheses of scientific methodology. Based on the research of Pires de Oliveira (1996), Sell (1998, 2003), Pires de Oliveira and Quarezemin (2016), Perini (2016), with emphasis on specific phenomena involving QU interrogative structures, in the light of generative theory, we intend to contribute to the analysis of teaching materials, production of activities and teaching of QU interrogatives, content absent not only in the textbook analyzed, but also in the curriculum that guides teaching in Brazil - BNCC (2018). | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | Um olhar curioso para as interrogativas do PB : análise de livro didático e as contribuições do letramento científico | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |