Misci : a miscigenação da brasilidade reinterpretada na moda
Resumo
Resumo : Este trabalho analisa como a Misci, marca brasileira de moda, utiliza o conceito de brasilidade para construir sua identidade e destacar-se no mercado de luxo nacional e internacional. A partir de autores como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta e Marilena Chauí, a pesquisa investiga a relação entre identidade cultural e moda, destacando elementos que constituem a identidade da marca, e que se materializam por meio dos desfiles. A análise das coleções revelou o uso de temáticas brasileiras para criticar padrões estéticos e sociais, reafirmando a marca como referência criativa e sustentável. Conclui-se que a Misci contribui para a pluralidade da moda nacional ao ressignificar a brasilidade em um contexto global Abstract : This study analyzes how Misci, a Brazilian fashion brand, leverages the concept of Brazilianess to build its identity and stand out in the national and international luxury markets. Drawing on authors such as Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Roberto DaMatta, and Marilena Chauí, the research explores the relationship between cultural identity and fashion, highlighting elements that constitute the brand's identity and manifest through its fashion shows. The analysis of the collections revealed the use of Brazilian themes to critique aesthetic and social norms, reaffirming the brand as a creative and sustainable reference. It concludes that Misci contributes to the diversity of Brazilian fashion by redefining Brazilianess in a global context
Collections
- Publicidade e Propaganda [357]