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dc.contributor.advisorFernandes, Adriana Sbicca, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorCunha, João Pedro Pedrassolli dapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-10T18:46:29Z
dc.date.available2025-01-10T18:46:29Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94321
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Adriana Sbicca Fernandespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O consumo de bebidas energéticas tem crescido de maneira significativa nos últimos anos, expandindo seu público-alvo além dos atletas e atingindo novos consumidores, como universitários e jovens adultos em geral. Apesar da popularidade, o uso desses produtos tem gerado debates sobre os potenciais impactos à saúde, como problemas cardiovasculares, ansiedade e insônia. Essas preocupações levantam questionamentos sobre as motivações dos consumidores para continuar ingerindo energéticos, mesmo diante dessas discussões. Assim, este estudo utiliza a economia comportamental para investigar o comportamento de consumo de energéticos entre universitários, analisando os fatores que podem influenciar esse consumo. A análise aponta que a preferência temporal e a influência social são conceitos que auxiliam na explicação dos fatores envolvidos na decisão de ingestão destas bebidas. Também alertam para decisões pouco informadas sobre os efeitos deste consumo, causadas muitas vezes pela rotulagempt_BR
dc.description.abstractAbstract : Energy drink consumption has grown significantly in recent years, expanding its target audience beyond athletes and reaching new consumers, such as college students and young adults in general. Despite their popularity, the use of these products has sparked debates about the potential health impacts, such as cardiovascular problems, anxiety, and insomnia. These concerns raise questions about consumers' motivations to continue drinking energy drinks, even in the face of these discussions. Thus, this study uses behavioral economics to investigate the behavior of energy drink consumption among university students, analyzing the factors that can influence this consumption. The analysis points out that time preference and the social influence are concepts that help explain the factors involved in the decision to drink these beverages. They also warn of poorly informed decisions about the effects of this consumption, often caused by labelingpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBebidaspt_BR
dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.titleBebidas energéticas : uma análise do consumo entre jovens e adolescentes sob a perspectiva da economia comportamentalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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