Bebidas energéticas : uma análise do consumo entre jovens e adolescentes sob a perspectiva da economia comportamental
Resumo
Resumo : O consumo de bebidas energéticas tem crescido de maneira significativa nos últimos anos, expandindo seu público-alvo além dos atletas e atingindo novos consumidores, como universitários e jovens adultos em geral. Apesar da popularidade, o uso desses produtos tem gerado debates sobre os potenciais impactos à saúde, como problemas cardiovasculares, ansiedade e insônia. Essas preocupações levantam questionamentos sobre as motivações dos consumidores para continuar ingerindo energéticos, mesmo diante dessas discussões. Assim, este estudo utiliza a economia comportamental para investigar o comportamento de consumo de energéticos entre universitários, analisando os fatores que podem influenciar esse consumo. A análise aponta que a preferência temporal e a influência social são conceitos que auxiliam na explicação dos fatores envolvidos na decisão de ingestão destas bebidas. Também alertam para decisões pouco informadas sobre os efeitos deste consumo, causadas muitas vezes pela rotulagem Abstract : Energy drink consumption has grown significantly in recent years, expanding
its target audience beyond athletes and reaching new consumers, such as college
students and young adults in general. Despite their popularity, the use of these
products has sparked debates about the potential health impacts, such as
cardiovascular problems, anxiety, and insomnia. These concerns raise questions
about consumers' motivations to continue drinking energy drinks, even in the face of
these discussions. Thus, this study uses behavioral economics to investigate the
behavior of energy drink consumption among university students, analyzing the factors
that can influence this consumption. The analysis points out that time preference and
the social influence are concepts that help explain the factors involved in the decision
to drink these beverages. They also warn of poorly informed decisions about the effects
of this consumption, often caused by labeling
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- Ciências Econômicas [2145]