• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Bebidas energéticas : uma análise do consumo entre jovens e adolescentes sob a perspectiva da economia comportamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    JOAO-PEDRO-PEDRASSOLLI-DA-CUNHA.pdf (915.8Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Cunha, João Pedro Pedrassolli da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O consumo de bebidas energéticas tem crescido de maneira significativa nos últimos anos, expandindo seu público-alvo além dos atletas e atingindo novos consumidores, como universitários e jovens adultos em geral. Apesar da popularidade, o uso desses produtos tem gerado debates sobre os potenciais impactos à saúde, como problemas cardiovasculares, ansiedade e insônia. Essas preocupações levantam questionamentos sobre as motivações dos consumidores para continuar ingerindo energéticos, mesmo diante dessas discussões. Assim, este estudo utiliza a economia comportamental para investigar o comportamento de consumo de energéticos entre universitários, analisando os fatores que podem influenciar esse consumo. A análise aponta que a preferência temporal e a influência social são conceitos que auxiliam na explicação dos fatores envolvidos na decisão de ingestão destas bebidas. Também alertam para decisões pouco informadas sobre os efeitos deste consumo, causadas muitas vezes pela rotulagem
     
    Abstract : Energy drink consumption has grown significantly in recent years, expanding its target audience beyond athletes and reaching new consumers, such as college students and young adults in general. Despite their popularity, the use of these products has sparked debates about the potential health impacts, such as cardiovascular problems, anxiety, and insomnia. These concerns raise questions about consumers' motivations to continue drinking energy drinks, even in the face of these discussions. Thus, this study uses behavioral economics to investigate the behavior of energy drink consumption among university students, analyzing the factors that can influence this consumption. The analysis points out that time preference and the social influence are concepts that help explain the factors involved in the decision to drink these beverages. They also warn of poorly informed decisions about the effects of this consumption, often caused by labeling
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94321
    Collections
    • Ciências Econômicas [2145]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV