Mostrar registro simples

dc.contributorLeite, Juliana Camila Alvespt_BR
dc.contributor.advisorShibayama, Ayumi Nakaba, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorGomes, Amanda de Andradept_BR
dc.date.accessioned2025-01-10T16:47:01Z
dc.date.available2025-01-10T16:47:01Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94304
dc.descriptionOrientação: Ayumi Nakaba Shibayamapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo investiga as narrativas publicitárias de marcas na indústria de cosméticos em relação à representatividade racial, focando em campanhas e produtos voltados para peles negras e retintas. A pesquisa analisa se as promessas de inclusão nas campanhas de Boca Rosa Beauty e O Boticário, atingem um efetivo resultado, transcendendo a publicidade. Com uma abordagem qualitativa e quantitativa, com coleta e análise de dados das redes sociais, verificou-se que Boca Rosa Beauty, ao lançar 50 tons de base, atingiu significativo resultado positivo em sua comunicação e publicidade, enfatizando a pluralidade e representando uma marca mais inclusiva e autêntica, em contraste com O Boticário, que optou por uma gama limitada de 4 cores adaptativas mesmo incluindo mulheres retintas em sua campanha. Os resultados revelam que a inclusão transcende uma narrativa adotada pelas marcas que promovem a real mudança no setor dos cosméticos, se tornando ações que atendam o público negropt_BR
dc.description.abstractAbstract : This study investigates brand advertising narratives in the cosmetics industry regarding racial representation, focusing on campaigns and products for black and dark skin tones. The research analyzes whether the inclusion promises in campaigns by Boca Rosa Beauty and O Boticário achieve effective results, transcending advertising. Through a qualitative and quantitative approach, with data collection and analysis from social media, it was found that Boca Rosa Beauty, by launching 50 foundation shades, achieved a significantly positive outcome in its communication and advertising, emphasizing plurality and representing a more inclusive and authentic brand. In contrast, O Boticário opted for a limited range of four adaptive shades, although it did include dark-skinned women in its campaign. The results reveal that inclusion transcends the narratives adopted by brands and promotes real change in the cosmetics sector, becoming actions that genuinely serve the Black audiencept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCosméticospt_BR
dc.subjectNegraspt_BR
dc.subjectCampanhas publicitáriaspt_BR
dc.subjectCosméticos - Indústriapt_BR
dc.titleA narrativa das marcas em relação à diversidade étnico-racial na indústria de cosméticos : uma análise de produtos e campanhas publicitáriaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples