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dc.contributor.advisorPadilha, Ana Caroline de Bassipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorDureck, Ana Vitoria Dmengeonpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-10T15:46:16Z
dc.date.available2025-01-10T15:46:16Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94300
dc.descriptionOrientação: Prof. Dra. Ana Caroline de Bassi Padilhapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A tendência das exposições imersivas vem desafiando o uso de espaços museológicos tradicionais. Assim, esta pesquisa busca investigar como o marketing sensorial impacta a acessibilidade cultural em museus e mostras artísticas, analisando o caso da exposição "Van Gogh & Impressionistas", realizada em Curitiba. A base teórica está fundamentada acerca de estudos de configurações de museus, "cubo branco", marketing experiencial e autenticidade da arte, apoiando-se em autores como Benjamin (1936), O"Doherty (2002) e Freitas (2002). A fim de investigar as técnicas sensoriais empregadas na exposição e também a percepção dos visitantes, foi empregada uma metodologia mista a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de opinião e análise imagética da exposição. A análise do ponto de vista dos frequentadores e do equilíbrio entre estratégias "instagramáveis" e imersivas evidencia o papel do marketing sensorial como um recurso que pode ampliar a acessibilidade e atrair novos públicos para o ambiente museológicopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The trend of immersive exhibitions has been challenging the use of traditional museum spaces. Thus, this research aims to investigate how sensory marketing impacts cultural accessibility in museums and art exhibitions, analyzing the case of the "Van Gogh & Impressionistas" exhibition held in Curitiba. The theoretical foundation is based on studies of museum configurations, the "white cube," experiential marketing, and the authenticity of art, drawing on authors such as Benjamin (1936), O'Doherty (2002), and Freitas (2002). To investigate the sensory techniques employed in the exhibition and also the visitors' perceptions, a mixed methodology was applied, combining bibliographic research, opinion surveys, and visual analysis of the exhibition. The analysis from the perspective of visitors and the balance between "instagrammable" and immersive strategies highlights the role of sensory marketing as a tool that can expand accessibility and attract new audiences to the museum environmentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte - Exposiçõespt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.titleMarketing sensorial em espaços museológicos : um estudo de caso da exposição "Van Gogh & impressionistas" em Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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