• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Publicidade e Propaganda
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Publicidade e Propaganda
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Marketing sensorial em espaços museológicos : um estudo de caso da exposição "Van Gogh & impressionistas" em Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ANA_VITORIA_DMENGEON_DURECK.pdf (13.89Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Dureck, Ana Vitoria Dmengeon
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A tendência das exposições imersivas vem desafiando o uso de espaços museológicos tradicionais. Assim, esta pesquisa busca investigar como o marketing sensorial impacta a acessibilidade cultural em museus e mostras artísticas, analisando o caso da exposição "Van Gogh & Impressionistas", realizada em Curitiba. A base teórica está fundamentada acerca de estudos de configurações de museus, "cubo branco", marketing experiencial e autenticidade da arte, apoiando-se em autores como Benjamin (1936), O"Doherty (2002) e Freitas (2002). A fim de investigar as técnicas sensoriais empregadas na exposição e também a percepção dos visitantes, foi empregada uma metodologia mista a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de opinião e análise imagética da exposição. A análise do ponto de vista dos frequentadores e do equilíbrio entre estratégias "instagramáveis" e imersivas evidencia o papel do marketing sensorial como um recurso que pode ampliar a acessibilidade e atrair novos públicos para o ambiente museológico
     
    Abstract : The trend of immersive exhibitions has been challenging the use of traditional museum spaces. Thus, this research aims to investigate how sensory marketing impacts cultural accessibility in museums and art exhibitions, analyzing the case of the "Van Gogh & Impressionistas" exhibition held in Curitiba. The theoretical foundation is based on studies of museum configurations, the "white cube," experiential marketing, and the authenticity of art, drawing on authors such as Benjamin (1936), O'Doherty (2002), and Freitas (2002). To investigate the sensory techniques employed in the exhibition and also the visitors' perceptions, a mixed methodology was applied, combining bibliographic research, opinion surveys, and visual analysis of the exhibition. The analysis from the perspective of visitors and the balance between "instagrammable" and immersive strategies highlights the role of sensory marketing as a tool that can expand accessibility and attract new audiences to the museum environment
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94300
    Collections
    • Publicidade e Propaganda [359]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV