Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJohn, Valquíria Michelapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorGraça, André Luis dapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-10T12:25:52Z
dc.date.available2025-01-10T12:25:52Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94290
dc.descriptionOrientadora: Prof. Valquíria Michela Johnpt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente artigo se propõe a analisar o desempenho do algoritmo do Instagram ao lidar com imagens hipersexualizadas em comparação a imagens artísticas contendo nudez explícita. A hipótese de que o primeiro tipo seja promovido com mais intensidade do que qualquer outro pode afetar diretamente como os usuários produzem conteúdo para a plataforma, condicionando os sentidos de suas mensagens e suas escolhas estéticas. Relacionando perspectivas de autores renomados como Sontag, Barthes, Bourdieu, Wolf e Fisher ao uso empírico da plataforma para a publicação de imagens com as características acima descritas, este trabalho busca por fim compreender o fascínio contemporâneo pela imagem digital e o uso da objetificação do corpo feminino pelos algoritmos, constatando que tal prática é incentivada pela plataformapt_BR
dc.description.abstractAbstract : This article aims to analyze the performance of Instagram's algorithm in handling hypersexualized images compared to artistic images containing explicit nudity. The hypothesis that the first type is promoted more intensely than any other may directly impact how users create content for the platform, shaping the meanings of their messages and their aesthetic choices. By relating perspectives from renowned authors such as Sontag, Barthes, Bourdieu, Wolf and Fisher to the empirical use of the platform for publishing images with the characteristics described above, this work ultimately seeks to understand the contemporary fascination with digital images and the use of objectification of the female body by algorithms, concluding that such practice is encouraged by the platformpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectSexo na comunicação de massapt_BR
dc.subjectSensualidadept_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionaispt_BR
dc.titleHipersexualização por algoritmo? : análise da influência do Instagram ao promover imagens hipersexualizadaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples