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dc.contributor.advisorMoraes e Silva, Marcelo, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCorrêa, Cahuanept_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T17:18:52Z
dc.date.available2025-01-09T17:18:52Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94283
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcelo Moraes e Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/09/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O surgimento da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná contribuiu para o enriquecimento da área a que se destina, a partir de uma tentativa de sanar a carência de professores capazes de ministrar tais saberes em diversos âmbitos profissionais, seja na escola, clubes esportivos e recreativos, treinamento técnico esportivo, entre outros. Sendo assim, com a regulamentação normativa federal que obrigava a apresentação de diploma emitido por instituição de nível superior para lecionar a disciplina esportiva, nas escolas de educação primária e secundária, aumentou a urgência por estabelecimentos capazes de formar tais docentes. No estado do Paraná, isso só foi possível graças a iniciativa particular, encabeçada por Francisco Mateus Albizú, que a partir de seus esforços, juntamente com seus pares, pode inaugurar a primeira escola especializada, no ano de 1942. Isto posto, surge o objetivo central da presente tese: compreender a ambiência da constituição do projeto formador do professorado especializado em Educação Física no estado do Paraná. Para atingir tal propósito foram analisados documentos provenientes da Escola, como atas, relatórios e regulamentos, bem como a legislação vigente no período, com leis, decretos e normativas. Foram utilizados, ainda, os periódicos jornalísticos, a fim de entender o processo de constituição do estabelecimento, a partir do projeto formador de professores. Portanto, concluiu-se que a construção de um saber escolarizado para a Educação Física em território paranaense perpassa por um engendramento de diversos caminhos, indivíduos, tensões e distanciamentos. Todas as vertentes da disciplina visitadas ao longo da pesquisa puderam ser observadas na construção do campo paranaense. Associação Brasileira de Educação, Associação Cristã de Moços, médicos e militares, cada um a seu modo, todos tiveram contribuições significativas para a consolidação e produção da área da Educação Física no estado do Paraná, e, principalmente, na sua entrada no contexto escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The emergence of the Escola de Educação Física e Desportos do Paraná contributed to enriching the field of Physical Education by attempting to fill the need for qualified teachers capable of imparting such knowledge across various professional domains— schools, sports clubs, recreational facilities, and technical sports training, among others. The federal normative regulations that mandated a diploma issued by an institution of higher education for teaching Physical Education in primary and secondary schools increased the urgency for institutions capable of training these teachers. In the state of Paraná, this was made possible through a private initiative led by Francisco Mateus Albizú, who, with his efforts and the support of his peers, inaugurated the first specialized school for Physical Education in Paraná in 1942. Thus, the primary objective of this thesis is to understand the environment surrounding the establishment of a specialized teacher training program for Physical Education in the state of Paraná. To achieve this, documents from the Escola de Educação Física e Desportos do Paraná, such as minutes, reports, and regulations, as well as periodspecific legislation, including laws, decrees, and normative guidelines, were analyzed, alongside journalistic sources to understand the process of establishing this institution based on the project to train teachers. The findings suggest that constructing formalized Physical Education knowledge in Paraná involved various pathways, individuals, tensions, and divergences. All aspects of Physical Education explored during the research contributed to shaping the field in Paraná. The Associação Brasileira de Educação, Associação Cristã de Moços, doctors, and military personnel all contributed significantly to consolidating and developing the field of Physical Education in Paraná, especially in its integration into the school contextpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de educação fisica - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducaçao física - Paraná - Históriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEm busca de um professor especializado : a constituição da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná (1934-1945)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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