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dc.contributor.advisorFernandes, Adriana Sbicca, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorSilva, Gledson Gustavo Vian dapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-09T16:39:26Z
dc.date.available2025-01-09T16:39:26Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94276
dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Adriana Sbicca Fernandespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As narrativas econômicas são estórias que moldam o comportamento e as percepções das pessoas, influenciando as expectativas dos consumidores e direcionando as discussões econômicas, especialmente em momentos de crise, como durante a COVID-19. O objetivo de estudar narrativas relacionadas a preços durante períodos de crise é compreender se os discursos dominantes refletem as preocupações dos consumidores, pois a literatura sustenta que os preços de alimentos têm um maior impacto sobre as expectativas dos consumidores. Nesse contexto, é fundamental avaliar se as principais notícias sobre a variação de preços de determinados bens de consumo estão alinhadas com o que a teoria empírica econômica tradicional relata, uma vez que essas informações influenciam seu comportamento e geram consequências reais na economia. Seguindo esta premissa, este trabalho realizou uma análise textual de artigos de jornais norte-americanos publicados entre dezembro de 2019 e julho de 2020, com foco nas narrativas econômicas relacionadas a preços. Entre os temas mais recorrentes identificados, o preço do petróleo foi o que mais se destacou nos artigos analisados. A ênfase dessa narrativa econômica ocorreu devido à queda dos preços do petróleo, que foi majoritariamente retratada de forma negativa, como foi observado na análise de sentimento textual desenvolvida. Em contrapartida, a narrativa sobre os preços do petróleo não refletia a preocupação mais urgente dos consumidores, pois negligencia o efeito do aumento do poder de compra do consumidor, consequência da queda de preços. Constatou-se que a ênfase nos choques dos preços do petróleo ofuscou a discussão sobre o aumento significativo nos preços dos alimentos. Estudos do Centro de Pesquisa do Consumidor de Michigan, nos Estados Unidos, corroboram que os preços de alimentos influenciam mais as percepções dos consumidores do que os preços do petróleo. Dessa forma, é importante que tanto a mídia quanto os formuladores de políticas estejam atentos às narrativas econômicas dominantes, pois estas influenciam decisões que afetam o bem-estar social e o desenvolvimento econômico, assegurando que as necessidades dos consumidores sejam refletidas nas políticas econômicaspt_BR
dc.description.abstractAbstract : Economic narratives are stories that shape people's behavior and perceptions, influencing consumer expectations and directing economic discussions, especially in times of crisis, such as during COVID-19. The purpose of studying narratives related to prices during crisis periods is to understand whether dominant discourses reflect consumer concerns, as literature holds that food prices have a greater impact on consumer expectations. In this context, it is essential to assess whether the main news regarding price variations of certain consumer goods aligns with what traditional empirical economic theory reports, as this information influences consumer behavior and generates real consequences for the economy. Following this premise, this study conducted a textual analysis of articles from American newspapers published between December 2019 and July 2020, focusing on economic narratives related to prices. Among the most recurring topics identified, oil prices were the most prominent in the analyzed articles. The emphasis on this economic narrative occurred due to the drop in oil prices, which was predominantly portrayed negatively, as observed in the textual sentiment analysis. Conversely, the oil price narrative did not reflect consumers' most pressing concern, as it overlooked the effect of increased consumer purchasing power, a consequence of the price drop. It was found that the emphasis on oil price shocks overshadowed the discussion on the significant increase in food prices. Studies by the Michigan Consumer Research Center in the United States confirm that food prices influence consumer perceptions more than oil prices. Thus, it is important for both the media and policymakers to be attentive to dominant economic narratives, as these influence decisions that affect social welfare and economic development, ensuring that consumer needs are reflected in economic policiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectConsumidores - Estados Unidospt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020- Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectPreçospt_BR
dc.titleNarrativas econômicas sobre preços : o discurso econômico e a percepção dos consumidores norte-americanos durante a crise de COVID-19pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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