• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Narrativas econômicas sobre preços : o discurso econômico e a percepção dos consumidores norte-americanos durante a crise de COVID-19

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    GLEDSON-GUSTAVO-VIAN-DA-SILVA.pdf (2.159Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Silva, Gledson Gustavo Vian da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : As narrativas econômicas são estórias que moldam o comportamento e as percepções das pessoas, influenciando as expectativas dos consumidores e direcionando as discussões econômicas, especialmente em momentos de crise, como durante a COVID-19. O objetivo de estudar narrativas relacionadas a preços durante períodos de crise é compreender se os discursos dominantes refletem as preocupações dos consumidores, pois a literatura sustenta que os preços de alimentos têm um maior impacto sobre as expectativas dos consumidores. Nesse contexto, é fundamental avaliar se as principais notícias sobre a variação de preços de determinados bens de consumo estão alinhadas com o que a teoria empírica econômica tradicional relata, uma vez que essas informações influenciam seu comportamento e geram consequências reais na economia. Seguindo esta premissa, este trabalho realizou uma análise textual de artigos de jornais norte-americanos publicados entre dezembro de 2019 e julho de 2020, com foco nas narrativas econômicas relacionadas a preços. Entre os temas mais recorrentes identificados, o preço do petróleo foi o que mais se destacou nos artigos analisados. A ênfase dessa narrativa econômica ocorreu devido à queda dos preços do petróleo, que foi majoritariamente retratada de forma negativa, como foi observado na análise de sentimento textual desenvolvida. Em contrapartida, a narrativa sobre os preços do petróleo não refletia a preocupação mais urgente dos consumidores, pois negligencia o efeito do aumento do poder de compra do consumidor, consequência da queda de preços. Constatou-se que a ênfase nos choques dos preços do petróleo ofuscou a discussão sobre o aumento significativo nos preços dos alimentos. Estudos do Centro de Pesquisa do Consumidor de Michigan, nos Estados Unidos, corroboram que os preços de alimentos influenciam mais as percepções dos consumidores do que os preços do petróleo. Dessa forma, é importante que tanto a mídia quanto os formuladores de políticas estejam atentos às narrativas econômicas dominantes, pois estas influenciam decisões que afetam o bem-estar social e o desenvolvimento econômico, assegurando que as necessidades dos consumidores sejam refletidas nas políticas econômicas
     
    Abstract : Economic narratives are stories that shape people's behavior and perceptions, influencing consumer expectations and directing economic discussions, especially in times of crisis, such as during COVID-19. The purpose of studying narratives related to prices during crisis periods is to understand whether dominant discourses reflect consumer concerns, as literature holds that food prices have a greater impact on consumer expectations. In this context, it is essential to assess whether the main news regarding price variations of certain consumer goods aligns with what traditional empirical economic theory reports, as this information influences consumer behavior and generates real consequences for the economy. Following this premise, this study conducted a textual analysis of articles from American newspapers published between December 2019 and July 2020, focusing on economic narratives related to prices. Among the most recurring topics identified, oil prices were the most prominent in the analyzed articles. The emphasis on this economic narrative occurred due to the drop in oil prices, which was predominantly portrayed negatively, as observed in the textual sentiment analysis. Conversely, the oil price narrative did not reflect consumers' most pressing concern, as it overlooked the effect of increased consumer purchasing power, a consequence of the price drop. It was found that the emphasis on oil price shocks overshadowed the discussion on the significant increase in food prices. Studies by the Michigan Consumer Research Center in the United States confirm that food prices influence consumer perceptions more than oil prices. Thus, it is important for both the media and policymakers to be attentive to dominant economic narratives, as these influence decisions that affect social welfare and economic development, ensuring that consumer needs are reflected in economic policies
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94276
    Collections
    • Ciências Econômicas [2145]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV