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    As emoções e suas implicações na qualidade de vida de estudantes de uma universidade aberta da pessoa idosa

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    R - D - RENATA FALEIRO LOPES.pdf (4.093Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Lopes, Renata Faleiro
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Os estudos sobre o envelhecimento humano têm sido valorizados na comunidade científica, haja vista que as projeções sobre o crescimento da população idosa apontam para um aumento significativo para o Brasil e para o mundo. As questões emocionais, nesta faixa etária, têm peculiaridades importantes que podem afetar a qualidade de vida. Um dos ambientes que pode proporcionar vivências emocionais, significativas para esta fase da vida, é o educacional, que além de propiciar a construção de laços sociais importantes, pode reconstruir projetos de vida ou ainda ressignificá-los. Para encontrar a lacuna científica e viabilizar a realização desta pesquisa, foi realizada uma busca preliminar nas bases de dados científicas BVS, Portal de Periódicos Capes, Scielo, com o uso dos descritores idosos, emoções e educação, nos idiomas português e inglês, no período de 2011 a 2021. Foram encontrados 234 estudos sendo 11 eleitos para análise. Nenhum destes estudou as implicações das emoções sobre a população idosa no ambiente educacional. Com o intuito de adentrar mais profundamente neste universo, o objetivo deste estudo foi analisar as implicações que as emoções vivenciadas no ambiente educacional podem trazer para a qualidade de vida de pessoas idosas estudantes. Metodologia: Foram convidadas 58 pessoas idosas para este estudo, 29 para compor o grupo discentes (GD), estudantes ativos da Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI/UNESPAR) e outras 29 pessoas idosas não estudantes, para compor o grupo comunidade (GC). Este estudo utilizou uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), do tipo exploratória e correlacional, de desenho explanatório sequencial e os instrumentos que foram aplicados envolvem os seguintes testes: instrumento sociodemográfico, para caracterizar a amostra, WHOQOL-OLD e WHOQOL-BREF para avaliar a qualidade de vida dos dois grupos participantes, e as escalas, PANAS (escala de afetos positivos e afetos negativos) e ESV (Escala de Satisfação de Vida), todas para a etapa quantitativa, de aplicação longitudinal em duas coletas, além de uma entrevista semiestruturada, para avaliar as emoções do grupo GD, aplicada somente na 2ª coleta, ao final da intervenção da UAPI. Foi realizado um grupo piloto, com 5% da amostragem total, para verificação da aplicabilidade dos instrumentos e outros vieses. Tratamento dos dados: Na etapa quantitativa, os dados foram analisados com o uso do software SPSS 24 e MS Excel®. Na etapa qualitativa, foi realizada a análise de conteúdo de Bardin, pela técnica categorial, apoiado pelo software ATLAS.Ti 9 e pelo software IRaMuTeQ para geração de grafos de análise textual. Resultados: Ao investigar quais domínios da QV são afetados pelas emoções foi verificado que, na análise quantitativa, o grupo GD teve a maioria dos domínios e facetas da qualidade de vida com correlação significante para com as emoções; as facetas 'Escore Geral', 'Funcionamento do sensório' e 'Morte e Morrer' não tiveram efeito por parte das emoções. Ao contrário do grupo GD o grupo GC não apresentou correlações entre as emoções e a qualidade de vida, exceto em sua autonomia e nas atividades passadas, presentes e futuras, e a percepção de satisfação com a qualidade de vida dos participantes também apresentou correlação com os domínios de saúde, físico e psicológico. Na análise quantitativa, os resultados revelaram que tanto a faceta da participação social quanto o domínio social tiveram correlações positivas e moderadas com as emoções, exceto para os afetos negativos em que as correlações foram negativas e moderadas. Conclusão: A análise quantitativa demonstrou que o ambiente e o programa educacional proposto pela UAPI, proporcionaram uma melhor qualidade de vida para os seus participantes e os dados apontaram para a prevalência da faceta da participação social e do domínio psicológico em relação às emoções, quando comparados com o grupo comunidade. As análises revelaram que as relações interpessoais foram o fator mais importante da qualidade de vida das pessoas idosas, para este grupo estudado, neste momento histórico-social. Percebeu-se também que o ambiente educacional ofertado às pessoas idosas se tornou um terreno fértil para experimentar diferentes sentimentos, emoções e sensações com potencial para fomentar a melhoria na qualidade de vida das pessoas que participam de projetos como o da UAPI.
     
    Abstract: Studies on human aging have been valued in the scientific community, given that projections on the growth of the elderly population have a significant increase for Brazil and worldwide. Emotional issues in this age group have important peculiarities that can affect the quality of life. One of the environments that can provide emotional experiences, significant for this phase of life, is educational, which in addition to providing the construction of important social ties, can rebuild life projects or re-signify them. To find the scientific gap and make this research possible, a preliminary search was performed in the BVS scientific databases, Capes journal portal, Scielo, using the elderly descriptors, emotions and education, in Portuguese and English languages in the period from 2011 to 2021. 234 studies were found being 11 elected for analysis. None of these studied the implications of emotions on the elderly population in the educational environment. In order to enter more deeply in this universe, the objective of this study was to analyze the implications that emotions experienced in the educational environment can bring to the quality of life of elderly students. Methodology: 58 elderly people were invited to this study, 29 to compose the student group (GD), active students of the Open University of the Elderly Person (UAPI/UNESPAR) and another 29 non-student elderly people, to compose the community group (CG). This study used a mixed methodology (quantitative and qualitative), exploratory and correlational, with a sequential explanatory design and the instruments that were applied involved the following tests: sociodemographic instrument, to characterize the sample, WHOQOL-OLD and WHOQOL-BREF to evaluate the quality of life of the two participating groups, and the scales, PANAS (positive and negative affects scale) and ESV (Life Satisfaction Scale), all for the quantitative stage, of longitudinal application in two collections, in addition to an interview semi-structured, to assess the emotions of the DG group, applied only in the 2nd collection, at the end of the UAPI intervention. A pilot group was carried out, with 5% of the total sample, to verify the applicability of the instruments and other biases. Data processing: In the quantitative stage, data were analyzed using SPSS 24 and MS Excel® software. In the qualitative stage, Bardin's content analysis was performed using the categorical technique, supported by the ATLAS.Ti 9 software and the IRaMuTeQ software for generating textual analysis graphs. Results: When investigating which QoL domains are affected by emotions, it was verified that, in the quantitative analysis, the DG group had most domains and facets of quality of life with a significant correlation with emotions; The facets 'General Score', 'Sensory Functioning' and 'Death and Dying' had no effect on the part of emotions. Unlike the DG group, the CG group did not show correlations between emotions and quality of life, except in their autonomy and in past, present and future activities, and the perception of satisfaction with the quality of life of the participants also correlated with the health, physical and psychological domains. In the quantitative analysis, the results revealed that both the social participation facet and the social domain had positive and moderate correlations with emotions, except for negative affects where the correlations were negative and moderate. Conclusion: The quantitative analysis demonstrated that the environment and the educational program proposed by the UAPI, provided a better quality of life for its participants and the data pointed to the prevalence of the facet of social participation and the psychological domain in relation to emotions, when compared with the community group. The analyzes revealed that interpersonal relationships were the most important factor in the quality of life of the elderly, for this group studied, at this historical-social moment. It was also noticed that the educational environment offered to the elderly has become a fertile ground for experiencing different feelings, emotions and sensations with the potential to foster an improvement in the quality of life of people who participate in projects such as the UAPI.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94156
    Collections
    • Dissertações [1014]

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