Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Marília Andrade Torales, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorMarques, Ronualdopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-28T21:55:35Z
dc.date.available2024-12-28T21:55:35Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94073
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dr.ª Marília Andrade Torales Campospt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/06/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como um grupo de professores de escolas públicas da Ilha de São Vicente atuam no processo de implementação a partir da interpretação e tradução da Política Nacional de Educação Ambiental de Cabo Verde - PNEA (2013-2022). Caracterizou- se como uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir do método do estudo de caso (André, 2005; Martins, 2008; Yin, 2015), e epistemologia pluralista (Mainardes, 2018), fundamentada nas aproximações da abordagem do Ciclo de Políticas (Ball; Bowe; 1992; Mainardes, 2006) tendo como enfoque na implementação, da Teoria da Atuação (Ball; Maguire; Braun, 2016), pondo em foco a interpretação e a tradução da política no contexto da prática e de diversos autores do campo Educação Ambiental (EA) tais como (Layrargues, 2002; Loureiro, 2002; Sorrentino et al., 2005; Carvalho, 2006; Dias, 2004; Torales, 2006; Barbieri, Silva, 2011; Guimarães, 2014; Biasoli; Sorrentino, 2018). A pesquisa foi realizada com professores que atuam nas escolas públicas da Ilha de São Vicente, Cabo Verde. A análise e tratamento dos dados embasou-se no método de análise de conteúdo (Bardin, 2011) com auxílio do software de análise qualitativa QDA Miner Lite. Os resultados e discussões são apresentados a partir das inferências dos professores a partir das suas vivências e experiências considerando o contexto da prática do Ciclo de Políticas e da interpretação e tradução da Política Nacional de Cabo Verde. Os resultados revelaram que apesar dos docentes compreender a importância da Educação Ambiental e fazer relações com o cotidiano e com sua prática pedagógica de forma contextualizada, demonstram que os professores não conhecem os instrumentos da Política Nacional de Educação Ambiental a partir da atuação do Estado, e assim, a Interpretação e a Tradução da política ambiental caboverdiana por eles, ocorrem por outros instrumentos a partir da sua formação, experiências, documentos curriculares, crenças pessoais, valores e consciência ecológica, que resultam em situações que movimentam e transformam as políticas, que são submetidas a processos de interpretação, reinterpretação, tradução, criação e recriação. A análise da implementação da PNEA, mostrou as fragilidades e as potencialidades no campo institucional e individual. No âmbito da potencialidade institucional, foi identificado um histórico sólido de políticas públicas ambientais; por outro lado, no que diz respeito à fragilidade institucional, percebe-se que as medidas e estratégias delineadas na PNEA, para o período de 2013 a 2022 não produziram os resultados esperados conforme o documento da política. A intervenção do Estado para implementar e fomentar iniciativas nas escolas visando fortalecer a EA, através de uma abordagem transversal e interdisciplinar, foi limitada, o que impede sua consolidação de forma contínua e efetiva no ambiente escolar. No que diz respeito às potencialidades individuais, foi observado que os professores que lecionam nas escolas reconhecem a relevância da EA no processo educativo e, por conseguinte, adaptam suas práticas pedagógicas para incluir a EA sempre que possível. Por outro lado, no âmbito das fragilidades individuais, nota-se a ausência de formação específica e contínua em EA para que os professores se sintam mais capacitados para abordar esse tema; escassez de materiais didáticos alinhados com o Plano Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com a realidade local; sobrecarga de trabalho e excesso de burocracia; falta de integração entre as diversas áreas do conhecimento; carência de infraestrutura adequada para a realização de atividades de EA, como laboratórios, bibliotecas e espaços verdes; falta de apoio e envolvimento da comunidade escolar; falta de reconhecimento da importância da EA como uma área prioritária e como parte essencial da educação, o que dificulta a obtenção de recursos financeiros e humanos para sua implementação; e ausência de políticas públicas de apoio e afirmativas para a integração e consolidação da EA no ambiente escolarpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aimed to analyze how a group of public school teachers on the island of São Vicente act in the implementation process based on the interpretation and translation of Cape Verde's National Environmental Education Policy - PNEA (2013-2022). It was characterized as qualitative research, based on the case study method (André, 2005; Martins, 2008; Yin, 2015), and pluralist epistemology (Mainardes, 2018), based on the approaches of the Policy Cycle approach (Ball; Bowe; 1992; Mainardes, 2006) with a focus on implementation, the Theory of Action (Ball; Maguire; Braun, 2016), focusing on the interpretation and translation of policy in the context of practice and various authors in the field of Environmental Education (EE) such as (Layrargues, 2002; Loureiro, 2002; Sorrentino et al. , 2005; Carvalho, 2006; Dias, 2004; Torales, 2006; Barbieri, Silva, 2011; Guimarães, 2014; Biasoli; Sorrentino, 2018). The research was carried out with teachers working in public schools on the island of São Vicente, Cape Verde. The data was analyzed and processed using the content analysis method (Bardin, 2011) with the aid of the QDA Miner Lite qualitative analysis software. The results and discussions are presented based on the teachers' inferences from their lives and experiences, considering the context of the practice of the Policy Cycle and the interpretation and translation of Cape Verde's National Policy. The results show that although the teachers understand the importance of environmental education and relate it to everyday life and their teaching practice in a contextualized way, they do not know the instruments of the National Environmental Education Policy based on the actions of the state, Their interpretation and translation of Cape Verde's environmental policy takes place through other instruments based on their training, experiences, curriculum documents, personal beliefs, values and ecological awareness, which result in situations that move and transform policies, which are subject to processes of interpretation, reinterpretation, translation, creation and re-creation. The analysis of the implementation of the PNEA showed weaknesses and potential in the institutional and individual fields. In terms of institutional potential, a solid track record of environmental public policies was identified; on the other hand, with regard to institutional weakness, it can be seen that the measures and strategies outlined in the PNEA for the period from 2013 to 2022 have not produced the expected results according to the policy document. State intervention to implement and foster initiatives in schools aimed at strengthening environmental education through a cross-cutting and interdisciplinary approach has been limited, which prevents its continuous and effective consolidation in the school environment. As far as individual potential is concerned, it was observed that the teachers who teach in the schools recognize the relevance of environmental education in the educational process and therefore adapt their pedagogical practices to include environmental education whenever possible. On the other hand, in the area of individual weaknesses, there is a lack of specific and continuous training in environmental education so that teachers feel more qualified to address this issue; a shortage of teaching materials in line with the National Environmental Education Plan (PNEA) and the local reality; work overload and excessive bureaucracy; a lack of integration between the various areas of knowledge; lack of adequate infrastructure for carrying out environmental education activities, such as laboratories, libraries and green spaces; lack of support and involvement from the school community; lack of recognition of the importance of environmental education as a priority area and as an essential part of education, which makes it difficult to obtain financial and human resources for its implementation; and lack of supportive and affirmative public policies for the integration and consolidation of environmental education in the school environmentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação - Cabo Verdept_BR
dc.subjectComunicação - Internetpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação ambiental no sistema de ensino de Cabo Verde : análise do processo de implementação da política caboverdiana de educação ambiental à luz do Ciclo de Políticas e da Teoria da Atuaçãopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples