• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação ambiental no sistema de ensino de Cabo Verde : análise do processo de implementação da política caboverdiana de educação ambiental à luz do Ciclo de Políticas e da Teoria da Atuação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - RONUALDO MARQUES.pdf (6.153Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Marques, Ronualdo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar como um grupo de professores de escolas públicas da Ilha de São Vicente atuam no processo de implementação a partir da interpretação e tradução da Política Nacional de Educação Ambiental de Cabo Verde - PNEA (2013-2022). Caracterizou- se como uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir do método do estudo de caso (André, 2005; Martins, 2008; Yin, 2015), e epistemologia pluralista (Mainardes, 2018), fundamentada nas aproximações da abordagem do Ciclo de Políticas (Ball; Bowe; 1992; Mainardes, 2006) tendo como enfoque na implementação, da Teoria da Atuação (Ball; Maguire; Braun, 2016), pondo em foco a interpretação e a tradução da política no contexto da prática e de diversos autores do campo Educação Ambiental (EA) tais como (Layrargues, 2002; Loureiro, 2002; Sorrentino et al., 2005; Carvalho, 2006; Dias, 2004; Torales, 2006; Barbieri, Silva, 2011; Guimarães, 2014; Biasoli; Sorrentino, 2018). A pesquisa foi realizada com professores que atuam nas escolas públicas da Ilha de São Vicente, Cabo Verde. A análise e tratamento dos dados embasou-se no método de análise de conteúdo (Bardin, 2011) com auxílio do software de análise qualitativa QDA Miner Lite. Os resultados e discussões são apresentados a partir das inferências dos professores a partir das suas vivências e experiências considerando o contexto da prática do Ciclo de Políticas e da interpretação e tradução da Política Nacional de Cabo Verde. Os resultados revelaram que apesar dos docentes compreender a importância da Educação Ambiental e fazer relações com o cotidiano e com sua prática pedagógica de forma contextualizada, demonstram que os professores não conhecem os instrumentos da Política Nacional de Educação Ambiental a partir da atuação do Estado, e assim, a Interpretação e a Tradução da política ambiental caboverdiana por eles, ocorrem por outros instrumentos a partir da sua formação, experiências, documentos curriculares, crenças pessoais, valores e consciência ecológica, que resultam em situações que movimentam e transformam as políticas, que são submetidas a processos de interpretação, reinterpretação, tradução, criação e recriação. A análise da implementação da PNEA, mostrou as fragilidades e as potencialidades no campo institucional e individual. No âmbito da potencialidade institucional, foi identificado um histórico sólido de políticas públicas ambientais; por outro lado, no que diz respeito à fragilidade institucional, percebe-se que as medidas e estratégias delineadas na PNEA, para o período de 2013 a 2022 não produziram os resultados esperados conforme o documento da política. A intervenção do Estado para implementar e fomentar iniciativas nas escolas visando fortalecer a EA, através de uma abordagem transversal e interdisciplinar, foi limitada, o que impede sua consolidação de forma contínua e efetiva no ambiente escolar. No que diz respeito às potencialidades individuais, foi observado que os professores que lecionam nas escolas reconhecem a relevância da EA no processo educativo e, por conseguinte, adaptam suas práticas pedagógicas para incluir a EA sempre que possível. Por outro lado, no âmbito das fragilidades individuais, nota-se a ausência de formação específica e contínua em EA para que os professores se sintam mais capacitados para abordar esse tema; escassez de materiais didáticos alinhados com o Plano Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e com a realidade local; sobrecarga de trabalho e excesso de burocracia; falta de integração entre as diversas áreas do conhecimento; carência de infraestrutura adequada para a realização de atividades de EA, como laboratórios, bibliotecas e espaços verdes; falta de apoio e envolvimento da comunidade escolar; falta de reconhecimento da importância da EA como uma área prioritária e como parte essencial da educação, o que dificulta a obtenção de recursos financeiros e humanos para sua implementação; e ausência de políticas públicas de apoio e afirmativas para a integração e consolidação da EA no ambiente escolar
     
    Abstract: This research aimed to analyze how a group of public school teachers on the island of São Vicente act in the implementation process based on the interpretation and translation of Cape Verde's National Environmental Education Policy - PNEA (2013-2022). It was characterized as qualitative research, based on the case study method (André, 2005; Martins, 2008; Yin, 2015), and pluralist epistemology (Mainardes, 2018), based on the approaches of the Policy Cycle approach (Ball; Bowe; 1992; Mainardes, 2006) with a focus on implementation, the Theory of Action (Ball; Maguire; Braun, 2016), focusing on the interpretation and translation of policy in the context of practice and various authors in the field of Environmental Education (EE) such as (Layrargues, 2002; Loureiro, 2002; Sorrentino et al. , 2005; Carvalho, 2006; Dias, 2004; Torales, 2006; Barbieri, Silva, 2011; Guimarães, 2014; Biasoli; Sorrentino, 2018). The research was carried out with teachers working in public schools on the island of São Vicente, Cape Verde. The data was analyzed and processed using the content analysis method (Bardin, 2011) with the aid of the QDA Miner Lite qualitative analysis software. The results and discussions are presented based on the teachers' inferences from their lives and experiences, considering the context of the practice of the Policy Cycle and the interpretation and translation of Cape Verde's National Policy. The results show that although the teachers understand the importance of environmental education and relate it to everyday life and their teaching practice in a contextualized way, they do not know the instruments of the National Environmental Education Policy based on the actions of the state, Their interpretation and translation of Cape Verde's environmental policy takes place through other instruments based on their training, experiences, curriculum documents, personal beliefs, values and ecological awareness, which result in situations that move and transform policies, which are subject to processes of interpretation, reinterpretation, translation, creation and re-creation. The analysis of the implementation of the PNEA showed weaknesses and potential in the institutional and individual fields. In terms of institutional potential, a solid track record of environmental public policies was identified; on the other hand, with regard to institutional weakness, it can be seen that the measures and strategies outlined in the PNEA for the period from 2013 to 2022 have not produced the expected results according to the policy document. State intervention to implement and foster initiatives in schools aimed at strengthening environmental education through a cross-cutting and interdisciplinary approach has been limited, which prevents its continuous and effective consolidation in the school environment. As far as individual potential is concerned, it was observed that the teachers who teach in the schools recognize the relevance of environmental education in the educational process and therefore adapt their pedagogical practices to include environmental education whenever possible. On the other hand, in the area of individual weaknesses, there is a lack of specific and continuous training in environmental education so that teachers feel more qualified to address this issue; a shortage of teaching materials in line with the National Environmental Education Plan (PNEA) and the local reality; work overload and excessive bureaucracy; a lack of integration between the various areas of knowledge; lack of adequate infrastructure for carrying out environmental education activities, such as laboratories, libraries and green spaces; lack of support and involvement from the school community; lack of recognition of the importance of environmental education as a priority area and as an essential part of education, which makes it difficult to obtain financial and human resources for its implementation; and lack of supportive and affirmative public policies for the integration and consolidation of environmental education in the school environment
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94073
    Collections
    • Teses [460]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV