• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Profe, deixa eu falar?" : o que dizem crianças negras e não negras do 1º ano do ensino fundamental sobre histórias, ilustrações e autores(as) de livros de literatura para as infâncias de temática afro-brasileira e africana

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - SAMARA DA ROSA COSTA.pdf (6.145Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Costa, Samara da Rosa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A proposta desta pesquisa foi escutar crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 7 anos, para entender como vivenciam o contato com a leitura e a apresentação de livros para as infâncias de temática da cultura africana e afrobrasileira, cuja autoria é de pessoas negras. Nossa base de referenciais teóricos foi: Debus (2017), Araujo (2017), Oliveira (2003; 2010), Dias (2007; 2012; 2020), Trinidad (2011), Gomes (2017; 2019; 2020), Abramowicz (2011), Coutinho (2015; 2016), Yunes (2022) e Carvalho e Souza (2021). A pesquisa é de tipo qualitativa e utiliza-se da metodologia pesquisa-ação, sendo realizada entre fevereiro e julho de 2023 e os dados foram produzidos por meio de filmagens, diário de campo e fotografias, apreendendo as percepções das crianças acerca de três obras: O Mar de Manu, de Cidinha da Silva e Josias Marinho (2021); Olelê: uma antiga cantiga da África, de Fábio Simões e Marília Pirillo (2015); e Chama o Sol, Matias!, de Sonia Rosa e Camilo Martins (2022). A partir da análise, foram definidas três categorias: Brincar, Mapa e Retrato, com a metodologia criada pelo grupo de estudos ErêYá – Analise Crítica das Narrativas e Atribução de Sentido (ACNAS). No Brincar, constatamos que a influência da leitura e das ilustrações nas interações das crianças que demonstram interesse pela linguagem oral e corporal, inclusive, trazendo personagens negros das histórias para suas experiências lúdicas e de socialização. Na segunda categoria Mapas, ocorre um envolvimento das crianças com os paratextos do livro, sendo o mapa do Continente Africano um elo de busca e conexão com a cultura africana e afrobrasileira. E na terceira categoria Retrato, ganha destaque como o retrato/foto da autoria influenciou na perspectiva de como as crianças interagiam com o livro, problematizam entre os pares sobre os aspectos fenotípicos dos personagens, dos(as) autores(as). As imagens de autoria negra são fortemente apreendidas pelas crianças, tanto das negras como das não negras, ampliando a percepção delas de modo positivo em relação a identidade negra. Desta forma, chegamos à conclusão de que os livros de literatura para as infâncias contribuem para a formação de uma identidade negra positiva. Através da relação das crianças com esses livros, as crianças negras e não negras experimentam um senso de pertencimento, aceitação e valorização tendo a oportunidade de interagir com a diversidade étnico-racial, aprendendo a respeitar e valorizar as diferenças
     
    Abstract: The purpose of this research was to listen to children in the 1st year of Elementary School, aged between 6 and 7 years old, to understand how they experience contact with reading and the presentation of books for children with themes of African and Afro-Brazilian culture, whose authorship is by black people. Our base of theoretical references was: Debus (2017), Araujo (2017), Oliveira (2003; 2010), Dias (2007; 2012; 2020), Trinidad (2011), Gomes (2017; 2019; 2020), Abramowicz (2011), Coutinho (2015; 2016), Yunes (2022) and Carvalho and Souza (2021). The research is qualitative and uses the action research methodology, being carried out between February and July 2023 and the data was produced through filming, field diary and photographs, capturing the children's perceptions about three works: O Mar de Manu, by Cidinha da Silva and Josias Marinho (2021); Olelê: an old song from Africa, by Fábio Simões and Marília Pirillo (2015); and Chama o Sol, Matias!, by Sonia Rosa and Camilo Martins (2022). From the analysis, three categories were defined: Play, Map and Portrait, with the methodology created by the study group ErêYá – Critical Analysis of Narratives and Attribution of Meaning (CANAM). In Play, we found the influence of reading and illustrations on the interactions of children who show interest in oral and body language, including bringing black characters from stories into their play and socialization experiences. In the second category Maps, children engage with the book's paratexts, with the map of the African Continent being a link in search and connection with African and Afro-Brazilian culture. And in the third category Portrait, it is highlighted how the portrait/photo of the author influenced the perspective of how children interacted with the book, discussing among their peers the phenotypic aspects of the characters and the authors. Images by black authors are strongly perceived by children, both black and non-black, expanding their perception in a positive way in relation to black identity. In this way, we come to the conclusion that children's literature books contribute to the formation of a positive black identity. Through children's relationships with these books, black and non-black children experience a sense of belonging, acceptance and appreciation, having the opportunity to interact with ethnic-racial diversity, learning to respect and value differences
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94060
    Collections
    • Dissertações [1000]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV