Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Samara Oliveira Marques da, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorMota Junior, Julio Corcino Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-27T13:55:07Z
dc.date.available2024-12-27T13:55:07Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94020
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Samara Mendes Araújo Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/06/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A Formação Docente no país teve pilares fundamentados na Constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes de Bases da Educação de 1996. Essa formação foi realizada em diferentes modalidades de ensino e para preencher as ausências de professores no interior do Brasil, a modalidade de educação a distância surgiu como opção viável, na perspectiva educacional, para solucionar as questões da formação de profissionais na área da educação. O presente trabalho insere-se no campo da História da Educação com o recorte temporal situado entre o período de 1999 a 2019, analisando as fases de discussões referentes à implementação do curso de Pedagogia EaD da UFPR até o período anterior a pandemia da Covid-19, devido à mudança temporária do curso, tornando-se totalmente online. Referente a trajetória formativa dos sujeitos históricos que atuaram neste curso, o recorte espacial limitou-se aos profissionais (professores formadores, professores tutores e coordenadores de curso) que estiveram presentes no dia a dia da Pedagogia EaD da UFPR e estavam alocados no município de Curitiba-PR. Entre as fontes históricas estão as Atas da Comissão de Educação a Distância do Setor de Educação, os Relatórios de Cumprimento do Objeto e documentos institucionais da UFPR, que foram aportes necessários para a análise documental, além da revisão bibliográfica e das entrevistas semiestruturadas com os sujeitos históricos atuantes no curso de Pedagogia EaD. Estes processos analisados foram realizados sob a tutela de teóricos das áreas da História Cultural e das composições temáticas da História da Educação e da Educação a Distância, como Burke, Pesavento, Nóvoa, Moore e Kearsley. Para a pesquisa de campo, empregou-se a metodologia da História Oral, realizou-se leituras de obras produzidas por autores como Verena Alberti, para então prosseguir com as coletas de fragmentos de memória, nesse caso, através das entrevistas realizadas com nove participantes da pesquisa que atuaram no curso de Pedagogia EaD entre 1999 a 2019. Os sujeitos de interesse para essa pesquisa foram convidados por convites encaminhados por email, devidamente identificados e acompanhados de uma explicação referente a pesquisa. Com a confirmação positiva ao aceite do convite por parte dos participantes, o anonimato foi respeitado, conforme a normativa prescreve no Comitê de Ética. Ao final dessa etapa, as fontes orais foram analisadas em conjunto com os documentos recolhidos na pesquisa documental. As análises resultantes do estudo, apontam as dificuldades na questão da capacitação dos profissionais que atuaram na modalidade EaD, no qual, tiveram que organizar estratégias, para atuarem na mesma, gerando um processo de autoformação, devido às vivências cotidianas que construíram durante o tempo que estiveram como professores do Curso de Pedagogia EaD da UFPR, constituindo sua identidade docentes no decorrer deste processo, mas apesar destas complicações, e do desconhecimento prévio das práticas pedagógicas para lecionar numa modalidade que não era habitual (presencial), persistiram em suas atividades, por acreditarem na Educação a Distância como um alicerce para a constituição da constituição formação docente, que esteja presente em todo território nacionalpt_BR
dc.description.abstractAbstract: Teacher Training in the country has undergone several structural and pedagogical changes based on the 1988 Constitution and the 1996 Guideline Law of Educational Bases. Teacher Training was held in different teaching modes and to fill teacher absences in Brazils' countryside, distance education emerged as a viable option, from an educational and economic perspective to solve the issues of training professionals in the educational area. This work comprehends the History and Historiography of Education field, with the time frame situated between 1999 to 2019, a period prior to the Covid-19 Pandemic, when the degree course was temporarily held entirely online. It was analyzed the phases of discussions regarding the implementation of the Distance Pedagogy Degree Course at the Federal University of Paraná and the formative trajectory of the historical subjects who worked in this degree course, therefore, the spatial scope was limited to professionals (teacher trainer, tutor teachers and course coordinators), who participated in the daily activities of the Distance Pedagogy Degree Course at UFPR and were located in the city of Curitiba - Brazil. Among the historical sources, Minutes of the Distance Education Committee from the Education Sector, Objective Fulfillment Reports and institutional documents of the university, which were necessary contributions for the documentary analysis, in addition to the bibliographic review and semi-structured interviews, with the historical subjects working in the Distance Pedagogy Degree Course. The analysis of these documents was based on theorists from the Cultural History, History of Education and Distance Education areas, such as Burke, Pesavento, Nóvoa, Moore and Kearsley. Previously to field research, as the methodology of Oral History was used, works produced by authors such as Verena Alberti were read, to then continue with the collection of memory fragments, in this case, through interviews carried out with nine participants who worked in the Distance Pedagogy Degree Course between 1999 and 2019. The subjects for this research were invited through invitations sent by email, well identified and accompanied by an explanation regarding the research.With confirmation of the invitation by participants, anonymity was respected, as established by the Ethics Committee. After the initial stages, the interviews were scheduled and conducted by the researcher, who was also responsible for recording the responses using a recorder and notepad as collection instruments.At the end of this stage, the oral sources were analyzed together with the documents collected in the documentary research. As a result of the study, the analyses indicate difficulties in implementing a Pedagogy Degree Course, in the distance education mode in the Education Sector and the challenge of institutionalizing distance learning at UFPR. Consequently, also in other Brazilian public higher education institutions, due to limitations in these institutions' buildings and the lack of specific training courses suitable for professionals who work in distance learning in higher education courses aimed at teacher training. The research subjects underwent a self-education process during the period in which they were working on the Distance Learning Pedagogy Course, establishing their training and skills in the daily life of the modalitypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino à distância - História - Brasilpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEntre telas e memórias : a história formativa dos sujeitos que atuaram no curso de pedagogia EAD da UFPR (1999-2019)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples