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dc.contributor.advisorLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorRapetti, Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2024-12-26T17:20:50Z
dc.date.available2024-12-26T17:20:50Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93990
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Araci Asinelli-Luzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/12/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento de competências dos policiais é uma preocupação cada vez mais presente na Polícia Rodoviária Federal. A partir de conhecimentos apropriados em revisão integrativa da literatura e análise documental, tendo como pano de fundo a teoria da complexidade, essa dissertação busca analisar os objetivos institucionais da UniPRF no desenvolvimento de competências para o preparo mental dos policiais rodoviários federais durante a formação profissional, com uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Para isso, através do método da Análise de Conteúdo, foram realizadas análises documentais dos registros da UniPRF referentes à formação dos policiais por meio de leitura flutuante e mineração de texto com apoio de ferramenta computacional. Os resultados indicam que o preparo mental está sistematicamente ligado à capacidade de regulação emocional, resiliência e consciência situacional, as quais favorecem a assertividade na tomada de decisão que permite a pronta resposta com eficácia e eficiência no trabalho policial. Por isso, recomenda-se que as práticas orientadas para o preparo mental sejam previstas, projetadas e implantadas nos cursos de formação não apenas na PRF, mas em todas as corporações de segurança públicapt_BR
dc.description.abstractAbstract: The development of police competencies is an increasingly present concern in the Federal Highway Police. Based on appropriate knowledge in integrative literature review and documentary analysis, with the complexity theory as background, this dissertation seeks to analyze the institutional objectives of UniPRF in the development of competencies for the mental preparation of federal highway police officers during professional training, through the qualitative research method, of exploratory character. For this, through the Content Analysis method, documentary analysis of UniPRF records were carried out regarding the training of police officers through floating reading and text mining with the support of a computational tool. The results indicate that mental preparation is systematically linked to the capacity for emotional regulation, resilience and situational awareness, which favor assertiveness in decision making that allows prompt response with effectiveness and efficiency in police work. Therefore, it is recommended that mental preparation-oriented practices be planned, designed, and implemented in training courses not only in PRF, but in all public security corporationspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPoliciais - Formaçãopt_BR
dc.subjectPoliciais - Treinamentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBrasil. Polícia Rodoviária Federalpt_BR
dc.titlePreparo mental do policial rodoviário federal no contexto de formação profissionalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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