Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLadeira, João Martins, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorDitchfield, Daniel Pagnozzipt_BR
dc.date.accessioned2024-12-23T17:19:56Z
dc.date.available2024-12-23T17:19:56Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93965
dc.descriptionOrientador: Professor João Martins Ladeirapt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A ficção científica, enquanto gênero, tem o poder de extrapolar as limitações do presente e especular sobre futuros possíveis. Ao criar mundos imaginários e cenários tecnológicos, a ficção científica permite uma análise profunda das condições humanas e da sociedade. A série Severance (2022), criada por Dan Erickson e dirigida por Ben Stiller, utiliza esse potencial para explorar temas como a fragmentação da identidade, por meio de uma narrativa eficiente e intrigante. O objetivo deste artigo é investigar como a série combina um elemento extrapolado (um dispositivo que separa as memórias do trabalho da vida pessoal) com o desenvolvimento do enredo e história contada. Ao adotar teorias presentes em O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos (BORDWELL, 2005) e A arte do cinema (BORDWELL; THOMPSON, 2014), além das definições de ficção científica propostas por Raul Fiker (1985), este estudo busca compreender como esses recursos narrativos e visuais estruturam a armação e revelação de mistérios narrativospt_BR
dc.description.abstractAbstract : Science fiction, as a genre, has the power to transcend the limitations of the present and speculate on possible futures. By creating imaginary worlds and technological scenarios, science fiction allows for a deep analysis of human conditions and society. The series Severance (2022), created by Dan Erickson and directed by Ben Stiller, utilizes this potential to explore themes such as the fragmentation of identity, through an efficient and intriguing narrative. The aim of this article is to investigate how the series combines an extrapolated element (a device that separates work memories from personal life) with the development of the plot and the story being told. By adopting theories presented in Classical Hollywood Cinema: Narratives and Norms (BORDWELL, 2005) and The Art of Cinema (BORDWELL; THOMPSON, 2014), as well as the definitions of science fiction proposed by Raul Fiker (1985), this study seeks to understand how these narrative and visual resources structure the construction and revelation of narrative mysteriespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFicção cientificapt_BR
dc.subjectGêneros cinematográficospt_BR
dc.subjectNarrativas - Televisãopt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.titleRuptura e narrativa : um estudo sobre mise-en-scène e a extrapolação da ficção científica na série Severancept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples