• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Publicidade e Propaganda
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Publicidade e Propaganda
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ruptura e narrativa : um estudo sobre mise-en-scène e a extrapolação da ficção científica na série Severance

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_DANIEL_PAGNOZZI_DITCHFIELD.pdf (1.154Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Ditchfield, Daniel Pagnozzi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A ficção científica, enquanto gênero, tem o poder de extrapolar as limitações do presente e especular sobre futuros possíveis. Ao criar mundos imaginários e cenários tecnológicos, a ficção científica permite uma análise profunda das condições humanas e da sociedade. A série Severance (2022), criada por Dan Erickson e dirigida por Ben Stiller, utiliza esse potencial para explorar temas como a fragmentação da identidade, por meio de uma narrativa eficiente e intrigante. O objetivo deste artigo é investigar como a série combina um elemento extrapolado (um dispositivo que separa as memórias do trabalho da vida pessoal) com o desenvolvimento do enredo e história contada. Ao adotar teorias presentes em O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos (BORDWELL, 2005) e A arte do cinema (BORDWELL; THOMPSON, 2014), além das definições de ficção científica propostas por Raul Fiker (1985), este estudo busca compreender como esses recursos narrativos e visuais estruturam a armação e revelação de mistérios narrativos
     
    Abstract : Science fiction, as a genre, has the power to transcend the limitations of the present and speculate on possible futures. By creating imaginary worlds and technological scenarios, science fiction allows for a deep analysis of human conditions and society. The series Severance (2022), created by Dan Erickson and directed by Ben Stiller, utilizes this potential to explore themes such as the fragmentation of identity, through an efficient and intriguing narrative. The aim of this article is to investigate how the series combines an extrapolated element (a device that separates work memories from personal life) with the development of the plot and the story being told. By adopting theories presented in Classical Hollywood Cinema: Narratives and Norms (BORDWELL, 2005) and The Art of Cinema (BORDWELL; THOMPSON, 2014), as well as the definitions of science fiction proposed by Raul Fiker (1985), this study seeks to understand how these narrative and visual resources structure the construction and revelation of narrative mysteries
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93965
    Collections
    • Publicidade e Propaganda [358]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV