dc.contributor.advisor | Picanço, Deise Cristina de Lima, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Gouveia, Camila de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-17T19:17:45Z | |
dc.date.available | 2024-12-17T19:17:45Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93820 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Deise Cristina de Lima Picanço | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação trata sobre o processo formativo, as discussões e reflexões sobre racismo e racismo religioso e o ensino da cultura africana e afro-brasileira e a formação de professores em educação para relações étnico-raciais, cuja premissa foi a carência da criação de novas estratégias de aplicação na educação, dos conhecimentos da cultura afro-religiosa, proveniente dos Povos Tradicionais de Terreiro, cuja base temática (a cultura afro-brasileira) é obrigatória, como determina a Lei 10.639/2003. Teve como corpus de pesquisa a criação e realização da Oficina "Xirê da Educação", que teve como base para sua realização os conhecimentos contidos na Cartilha Pedagógica "Candomblé" – volume 2, um material didático-pedagógico de conhecimentos afro-religiosos, produzido pelo Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), em parceria com o Programa de extensão Núcleo de Arte e Educação da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral (UFPR Litoral), cujo conteúdo, atividades e ilustrações são de minha autoria. A oficina foi realizada em 22 de maio de 2023, com duração de 4 horas, com participação de 10 profissionais da educação do município de Matinhos, litoral do Paraná, sendo estes do ensino formal, informal e não-formal. A pesquisa é pautada na análise qualitativa da pesquisa-ação, onde sou agente participante com proposição de intervenção, explorando o uso de uma produção interna à cultura para criação de metodologias de ensino sobre a mesma.. No campo teórico-metodológico utilizado na oficina, suas etapas consistiram em Roda de Conversa, Introdução ao Conteúdo da Cartilha e Produção de Planos de Ensino; a geração de dados se apresenta de forma participativa e etnográfica, com as falas dos participantes na roda de conversa registradas por gravação audiovisual e transcritas em forma de relato analítico, de forma subjetiva e interpretativa, com registros das impressões percebidas nos participantes e em mim mesma. A roda de conversa utilizou 2 eixos analíticos: o debate sobre a relação escola-cultura afro-brasileira e afro-religiosa, e o debate sobre a relação escola-racismo e racismo religioso; os participantes incluíram na discussão, ainda, questões estruturais do ensino básico. Para discorrer sobre a análise dos dados, fez-se necessário envolver um pensamento filosófico-pedagógico afro-religioso, partindo da vivência empírica dos conhecimentos orais de terreiro, em diálogo com autores cuja literatura está relacionada à cultura, além de teóricos do letramento racial crítico, do racismo estrutural e institucional e da educação. As discussões apresentadas corroboram com a premissa levantada como questão de pesquisa, pois apesar de se apresentarem diversas estratégias de combate ao racismo e ao racismo religioso, os questionamentos, argumentações e reflexões elencados na pesquisa mostram que ainda faltam esforços e estratégias de ensino da temática. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This dissertation deals with the training process, discussions and reflections on racism and religious racism and the teaching of African and Afro-Brazilian culture and the training of teachers in education for ethnic-racial relations, whose premise was the lack of creation of new strategies of application in education, of knowledge of Afro-religious culture, originating from the Traditional Peoples of Terreiro, whose thematic basis (Afro-Brazilian culture) is mandatory, as determined by Law 10,639/2003. The corpus of research was the creation and realization of the Workshop "Xirê da Educação", which was based on the knowledge contained in the Pedagogical Booklet "Candomblé" – volume 2, a didactic-pedagogical material on Afro-religious knowledge, produced by Luciano Mendes de Almeida National Observatory of Socio-Environmental Justice (OLMA), in partnership with the Art and Education Center extension program at the Federal University of Paraná Setor Litoral (UFPR Litoral), whose content, activities and illustrations are my own. The workshop was held on May 22, 2023, lasting 4 hours, with the participation of 10 education professionals from the municipality of Matinhos, coastal Paraná, from formal, informal and non-formal education. The research is based on the qualitative analysis of action research, where I am a participating agent with an intervention proposition, exploring the use of production internal to culture to create teaching methodologies about it.. In the theoretical-methodological field used in the workshop, its stages consisted of a Conversation Circle, Introduction to the Booklet Content and Production of Teaching Plans; data collection is presented in a participatory and ethnographic way, with the participants' speeches in the conversation circle registered by audiovisual recording and transcribed in the form of an analytical report, in a subjective and interpretative way, with records of the impressions perceived in the participants and in myself . The conversation circle used 2 analytical axes: the debate on the relationship between school and Afro-Brazilian and Afro-religious culture, and the debate on the relationship between school and racism and religious racism; Participants also included structural issues of basic education in the discussion. To discuss the data analysis, it was necessary to involve an Afro-religious philosophical-pedagogical thought, starting from the empirical experience of oral knowledge of terreiro, in dialogue with authors whose literature is related to culture, in addition to theorists of critical racial literacy , structural and institutional racism and education. The discussions presented corroborate the premise raised as a research question, because despite presenting different strategies to combat racism and religious racism, the questions, arguments and reflections listed in the research show that there is still a lack of efforts and strategies for teaching the subject. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cultos afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | No Xirê da Educação : oficina pedagógica, reflexões e produção de conhecimentos a partir da Cartilha Pedagógica "Candomblé" | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |