Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHorn, Geraldo Balduíno, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorZanini, Raquel Alinept_BR
dc.date.accessioned2024-12-11T18:26:13Z
dc.date.available2024-12-11T18:26:13Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93717
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Geraldo Balduino Hornpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/05/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objetivo apresentar elementos para uma educação filosófica no ensino fundamental, com base na filosofia das crianças. A investigação parte da proposta de pesquisa com crianças e foi conduzida em duas escolas participantes da Olimpíada de Filosofia realizada pelo NESEF/UFPR, envolvendo crianças-estudantes do 6º, 7º e 8º ano de uma escola pública em Pinhais-PR e uma escola privada em Curitiba-PR. Como estratégias metodológicas foram realizadas entrevistas coletivas, observação participante e coleta das produções filosóficas das crianças. Após a coleta dos dados foram estabelecidas três categorias de análise: a criança como produtora de conhecimento e agente do seu processo de aprendizagem; a ação dialógica do processo formativo: relações intra e intergeracionais; pensamento filosófico das crianças-estudantes: cotidiano e contexto. Os autores referência para as análises realizadas são Walter Benjamin (2009, 2012a, 2012b), Adolfo Sánchez Vázquez (2011) e Mikhail Bakhtin (2011). Com base na filosofia das crianças, apresentam-se como elementos que caracterizam uma educação filosófica no ensino fundamental: o tempo adequado para a filosofia; as práticas que instigam e provocam; a realização de debates e práticas; o reconhecimento da criança-estudante que participa ativamente do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to present elements for a philosophical education in elementary school, based on philosophy of children. The investigation starts from the research proposal with children and was conducted in two schools participating in the Philosophy Olympiad organized by NESEF/UFPR, covering students-children from the 6th, 7th, and 8th grades of a public school in Pinhais-PR and a private school in Curitiba-PR. Methodological strategies included group interviews, participant observation, and collection of children's philosophical productions. After data collection, three categories of analysis were established: the child as a producer of knowledge and agent of their learning process; the dialogical action of the formative process: intra and intergenerational relationships; student-child philosophical thinking: daily life and context. The reference authors for the analyses carried out are Walter Benjamin (2009, 2012a, 2012b), Adolfo Sánchez Vázquez (2011) and Mikhail Bakhtin (2011). Based on children's philosophy, elements that characterize a philosophical education in elementary school are presented: the appropriate time for philosophy; practices that stimulate and provoke; conducting debates and practices; recognizing the student-child who actively participates in the learning process.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCrianças e filosofiapt_BR
dc.subjectTeatro - Jogospt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Currículos - Filosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação filosófica na perspectiva da filosofia das crianças : "a criança tem uma maneira diferente de pensar"pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples