Maria Peregrina de Sousa e Camilo Castelo Branco em diálogo : a construção de personagens femininas e a figura da mulher no século XIX em Portugal
Resumo
Resumo: A representação literária da mulher no século XIX em Portugal é, de modo geral, uma visão do escritor homem sobre a figura feminina. Considerando este panorama, o objetivo do presente estudo foi analisar a representação da figura feminina nas obras As três irmãs (1862), de Camilo Castelo Branco, e Henriqueta: romance original (1876), de Maria Peregrina de Sousa, à luz de uma investigação sobre o papel desempenhado pelas mulheres na sociedade portuguesa do século XIX. A hipótese inicial era de que uma escritora mulher apresentaria um posicionamento de maior subversão em relação à representação do seu próprio sexo do que um escritor homem. Para responder a este questionamento, a análise do feminino aqui proposta parte do entendimento do contexto socio-histórico-cultural e da posição ocupada pela mulher na sociedade portuguesa oitocentista, incluindo o desenvolvimento de seu ofício enquanto escritora. Também foram realizadas investigações acerca da biografia e bibliografia de Maria Peregrina de Sousa, a fim de reunir e organizar a maior quantidade de informação possível sobre a autora. Este esforço vai contra o tradicional apagamento de escritoras mulheres do cânone literário. Quanto a Camilo Castelo Branco, foi priorizada uma apresentação da sua fortuna crítica e problematização da sua figura enquanto escritor profissional. Ao responder o questionamento inicial da pesquisa, percebemos que o texto literário e as condições de formação de Maria Peregrina de Sousa enquanto indivíduo e escritora evidenciam que ela e Camilo não se distinguem em relação a progressividade das representações da mulher que estão presentes em seus livros, sendo inclusive o texto de Castelo Branco passível de interpretações que atribuem maior liberdade para a mulher do que o texto de Maria Peregrina de Sousa, permitindo-nos concluir que não é apenas o gênero que define a opinião e a escrita de autores e autoras, mas as determinações históricas e sociais amplas, que influenciam a educação, o mercado literário e a própria produção de literatura. Abstract: The literary representation of women in the 19th century in Portugal is, in general, a vision of the male writer about the female figure. Considering this panorama, the objective of the present study was to analyze the representation of the female figure in the works "As três irmãs" (1862), by Camilo Castelo Branco, and "Henriqueta: romance original" (1876), by Maria Peregrina de Sousa, in light of an investigation into the role played by women in Portuguese society in the 19th century. The initial hypothesis was that a female writer would present a more subversive position regarding the representation of her own gender than a male writer. To answer this question, the analysis of the feminine proposed here stems from the understanding of the sociohistorical- cultural context and the position occupied by women in 19th-century Portuguese society, including the development of their craft as writers. Investigations were also carried out regarding the biography and bibliography of Maria Peregrina de Sousa, in order to gather and organize as much information as possible about the author. This effort goes against the traditional erasure of female writers from the literary canon. As for Camilo Castelo Branco, priority was given to presenting his critical fortune and problematizing his figure as a professional writer. In responding to the initial question of the research, we perceive that the literary text and the conditions of Peregrina's formation as an individual and writer show that she and Camilo do not differ in terms of the progressiveness of the representations of women present in their books, with Castelo Branco's text even open to interpretations that attribute greater freedom to women than Peregrina's text. This allows us to conclude that it is not only gender that defines the opinion and writing of authors, but also broad historical and social determinations that influence education, the literary market, and the production of literature.
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