dc.contributor.advisor | Fonseca, Marcos Wagner da, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA Gestão de Talentos e Comportamento Humano | pt_BR |
dc.creator | Zampar, Jackeline Baraldo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-06T20:00:48Z | |
dc.date.available | 2024-12-06T20:00:48Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/93602 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Wagner da Fonseca | pt_BR |
dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description | Artigo (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal propor um modelo de implantação da metodologia de avaliação de desempenho 180º e fortalecer a cultura de feedback na Cooperativa X. Iniciou-se com a análise da situação atual da cooperativa, identificando a falta de padronização na metodologia de avaliação de desempenho e o impacto negativo dessa ausência na eficiência organizacional e no desenvolvimento dos colaboradores. A Cooperativa X, atua no ramo "Trabalho, Produção de Bens e Serviços" e vivenciando aumento da demanda de serviços e o crescimento da cooperativa, tanto no quadro de cooperados, quanto de colaboradores. Com isso, surgiu a necessidade de uma gestão de pessoas mais estratégica e estruturada. A pesquisa revelou que a inexistência de uma metodologia formalizada de avaliação de desempenho resultava em avaliações informais e impactava negativamente na motivação e desenvolvimento dos colaboradores. Para enfrentar esses desafios, o trabalho propôs a adoção do modelo de avaliação 180º, que inclui a autoavaliação e a avaliação realizada pelos líderes, com feedbacks regulares e estruturados. Este modelo visa oferecer uma visão abrangente do desempenho dos colaboradores, promover o desenvolvimento contínuo e alinhar os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da cooperativa. Além disso, a proposta inclui a capacitação das lideranças para garantir o processo das avaliações e a criação de uma cultura de feedback de forma assertiva. A implementação desse modelo propôs ser acompanhada de perto pelo departamento Gestão de Pessoas, com ajustes e melhorias contínuas para assegurar sua eficácia. Este trabalho conclui que a adoção de uma metodologia estruturada de avaliação de desempenho e a promoção de uma cultura de feedback são essenciais para melhorar a eficiência organizacional, o desenvolvimento profissional dos colaboradores e refletir positivamente nos objetivos estratégicos a serem alcançados pela Cooperativa X | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Desempenho - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Cultura organizacional | pt_BR |
dc.title | Implantação de metodologia de desempenho 180º e cultura de feedback através do desenvolvimento da liderança | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |