Estratégias de comunicação interna em cooperativas : a vantagem dos aplicativos móveis
Resumo
Resumo: Nos últimos anos, a comunicação interna tem se tornado cada vez mais valorizada nas empresas como uma ferramenta estratégica para alinhar interesses e melhorar o clima organizacional, promovendo o diálogo e a participação em todos os níveis. Paralelamente, a adoção de práticas mais sustentáveis, como a redução do uso de papel, tem sido impulsionada pelo avanço da tecnologia e a disseminação de e-mails. Juntas, essas tendências destacam a importância de utilizar um aplicativo de comunicação para agilizar a transmissão de informações em grandes organizações, como cooperativas, melhorando a eficiência, minimizando mal-entendidos, e facilitando o acesso a dados importantes. Essa pesquisa informada neste trabalho, uma pesquisa realizada com um setor da Cooperativa, C.Vale revelou que a comunicação interna é um ponto crítico, apresentando gargalos que impactam negativamente a produtividade e o clima organizacional. Os problemas identificados incluem falhas na disseminação de informações, retrabalho, baixa moral, atrasos em projetos e desalinhamento de objetivos. Esses problemas são atribuídos a canais de comunicação ineficientes, falta de treinamento, cultura organizacional inadequada, estrutura de comunicação fragmentada e processos de feedback ineficazes. Para melhorar a comunicação interna, é necessário analisar profundamente as causas e implementar soluções que aumentem a clareza, transparência e eficiência na disseminação de informações em todos os níveis da empresa