Identificando os objetivos de ensino das atividades da coleção didática Al Dente para o ensino de italiano como língua estrangeira com base na taxonomia de Bloom
Resumo
Resumo: Percebendo o papel central que o livro didático possui nas aulas de língua estrangeira (Coracini, 1999), esta pesquisa propõe uma extensão da análise dos verbos de comando presente nos enunciados de livros didáticos para o ensino de italiano realizada por Mendes (2019). Neste trabalho, o foco da análise foi em uma coleção de livros didáticos para o ensino de italiano com o objetivo de analisar se a coleção Al Dente de ensino de italiano como língua estrangeira apresenta uma progressão nos objetivos de aprendizagem conforme a categorização proposta pela taxonomia de Bloom (1948, 2001). Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: determinar quantitativamente por meio da classificação dos enunciados da coleção quais os objetivos de aprendizagem dos volumes; averiguar se esses objetivos seguem as progressões propostas na bidimensionalidade de dimensões (Conhecimento e Processo Cognitivo) da Taxonomia.Para delinear a pesquisa, foi seguida uma metodologia quali-quantitativa e para tabular os resultados, fez-se uso de uma ferramenta da Linguística de Corpus chamada AntConc. Assim como na pesquisa de Mendes (2019), com os resultados obtidos na análise, foi possível perceber a relevância das três primeiras categorias da dimensão do processo cognitivo sendo elas Lembrar, Entender e Aplicar, em detrimento das três finais, Analisar, Avaliar e Criar. Além disso, avaliando a bidimensionalidade da Taxonomia de Bloom Revisada (2001) a questão da progressão dentro do processo cognitivo, foi possível perceber uma maioria de casos dentro da primeira categoria que é a de Conhecimento Efetivo em todos os volumes da unidade didática e um equilíbrio entre a segunda e terceira categoria, Conhecimento Conceitual e Conhecimento Procedural, com um desfalque na última categoria Conhecimento Metacognitivo que teve padronizadas mas raras recorrências. Abstract: Realizing the central role that the textbook has in foreign language classes (Coracini, 1999), this research proposes an extension of the analysis of command verbs present in the statements of textbooks for the teaching of Italian conducted by Mendes (2019). In this work, the focus of the analysis was on a collection of textbooks for the teaching of Italian in order to analyze whether the Al Dente collection of teaching Italian as a foreign language presents a progression in the learning objectives as the categorization proposed by the taxonomy of Bloom (1948, 2001). For this purpose, the following specific objectives have been established: to determine quantitatively by classifying the collection’s utterances which learning objectives of the volumes; follow the progressions proposed in the two-dimensional dimension (Knowledge and Cognitive Process) of the Taxonomy.To delineate the research, a qualitative and quantitative methodology was followed and to tabulate the results, made use of a Corpus Linguistics tool called AntConc. As in the research of Mendes (2019), with the results obtained in the analysis, it was possible to perceive the relevance of the first three categories of the dimension of the cognitive process being they Remember, Understand and Apply, to the detriment of the three endings, Analyze, Evaluate and Create. In addition, evaluating the bidimensionality of the Revised Bloom Taxonomy (2001) the question of progression within the cognitive process, it was possible to perceive a majority of cases within the first category that is Effective Knowledge in all volumes of the didactic unit and a balance between the second and third category, Conceptual Knowledge and Procedural Knowledge, in the last category Metacognitive Knowledge that had standardized but rare recurrences. Riassunto: Realizzando il ruolo centrale che il libro di testo ha nelle lezioni di lingua straniera (Coracini, 1999), questa ricerca propone un'estensione dell'analisi dei verbi di comando presenti negli enunciati dei libri di testo per l'insegnamento dell'italiano condotta da Mendes (2019). In questo lavoro, il focus dell'analisi è stato su una raccolta di libri di testo per l'insegnamento dell'italiano al fine di analizzare se la collezione Al Dente di insegnamento dell'italiano come lingua straniera presenta una progressione negli obiettivi di apprendimento come la categorizzazione proposta dal tassonomia di Bloom (1948, 2001). A tal fine sono stati stabiliti i seguenti obiettivi specifici: determinare quantitativamente classificando gli enunciati della collezione quali sono gli obiettivi di apprendimento dei volumi; verificare se questi obiettivi seguono le progressioni proposte nella dimensione bidimensionale (Conoscenza e Processo Cognitivo) della Tassonomia. Per delineare la ricerca, è stata seguita una metodologia qualitativa e quantitativa e per tabulare i risultati, si è fatto uso di uno strumento di Corpus Linguistics chiamato AntConc. Come nella ricerca di Mendes (2019), con i risultati ottenuti nell'analisi, è stato possibile percepire la rilevanza delle prime tre categorie della dimensione del processo cognitivo essendo Ricordare, Capire e Applicare, a scapito delle tre finali, Analizzare, Valutare e Creare. Inoltre, valutando la bidimensionalità della tassonomia riveduta (2001) la questione della progressione all'interno del processo cognitivo, è stato possibile percepire una maggioranza di casi all'interno della prima categoria che è Conoscenza Effettiva in tutti i volumi dell'unità didattica e un equilibrio tra la seconda e la terza categoria, Conoscenza Concettuale e Conoscenza Procedurale, nell'ultima categoria Conoscenza Metacognitiva che aveva ricorrenze standardizzate ma rare.
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