Comunicação intercultural como estratégia de relações públicas direcionada a imigrantes e refugiados no mercado de trabalho curitibano
Resumo
Resumo : Este artigo examina o relacionamento corporativo entre organizações e imigrantes estrangeiros dentro da cidade de Curitiba (Brasil) a partir dos conceitos de Hibridização (CANCLINI, 2011), Interculturalidade e Relações Públicas (FERRARI, 2015; KUNSCH, 2009, 2012 e 2017). O objetivo é destacar possíveis estratégias de comunicação que proporcionem integração no ambiente de trabalho sem eliminar os traços culturais de cada comunidade imigrante e refugiada ao mesmo tempo que se promove uma cultura híbrida. Com base em entrevistas e estudos teóricos, serão mostradas ações comunicacionais que podem contribuir com a finalidade de criar ambientes mais inclusivos e produtivos para funcionários estrangeiros por meio de diretrizes de comunicação intercultural Abstract : This article examines the corporate relationship between organisations and foreign immigrants within the city of Curitiba (Brazil) through the concepts of Hybridization (CANCLINI, 2011), Interculturality, and Public Relations (FERRARI, 2015; KUNSCH, 2009, 2012, and 2017). The aim is to highlight potential communication strategies that foster integration in the workplace without erasing the cultural traits of each immigrant and refugee community. This is done with the intention of promoting a hybrid culture. Drawing upon interviews and theoretical studies, this presentation will showcase communicative strategies aimed at fostering inclusive and productive environments for immigrant employees. These actions are based on principles outlined in intercultural communication guidelines
Collections
- Relações Públicas [210]