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dc.contributor.authorNeusa Eliana Figur
dc.contributor.authorDaniane Franciesca Vicentini
dc.creatorUFPR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:44:34Z
dc.date.available2024-11-13T19:44:34Z
dc.date.issued2018-03-24
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/93184
dc.description.abstractTendo em vista a importância dos pavimentos asfálticos no país, é necessária a realização de estudos que abordem, com maior precisão, os esforços a que os mesmos estão submetidos. Neste trabalho foram examinados o comportamento mecânico em termos de tensões e deflexões das fibras superiores, bem como ao longo da profundidade das demais camadas, sujeito à aplicação de esforços dinâmicos. Para esse estudo, foi efetuada uma análise tridimensional utilizando o método dos elementos finitos. Considerou-se uma carga gerada pelo eixo padrão rodoviário, variando-se as velocidades (10, 40 e 80 km/h) e a pressão de enchimento dos pneus (0,74 MPa, 0,82 MPa e 0,92 MPa). Como resultado, foi possível observar a redução das tensões e deflexões na superfície do pavimento com o aumento da velocidade e um aumento nas tensões com o aumento da pressão de enchimento do pneu, o que pode ser explicado pela redução do tempo de exposição e da área de contato pneu-pavimento, respectivamente.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.relation.ispartof1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade
dc.subjectPavimento asfáltico
dc.subjectElementos finitos
dc.subjectPressão de inflação
dc.subjectVelocidade
dc.subjectAnálise dinâmica
dc.titleANÁLISE DINÂMICA DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS: EFEITO DA VELOCIDADE E PRESSÃO DOS PNEUS NAS TENSÕES E DEFLEXÕES
dc.typeArtigo
dc.identifier.ocs3148


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