ANÁLISE DINÂMICA DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS: EFEITO DA VELOCIDADE E PRESSÃO DOS PNEUS NAS TENSÕES E DEFLEXÕES
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Data
2018-03-24Autor
Neusa Eliana Figur
Daniane Franciesca Vicentini
Metadata
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Tendo em vista a importância dos pavimentos asfálticos no país, é necessária a realização de estudos que abordem, com maior precisão, os esforços a que os mesmos estão submetidos. Neste trabalho foram examinados o comportamento mecânico em termos de tensões e deflexões das fibras superiores, bem como ao longo da profundidade das demais camadas, sujeito à aplicação de esforços dinâmicos. Para esse estudo, foi efetuada uma análise tridimensional utilizando o método dos elementos finitos. Considerou-se uma carga gerada pelo eixo padrão rodoviário, variando-se as velocidades (10, 40 e 80 km/h) e a pressão de enchimento dos pneus (0,74 MPa, 0,82 MPa e 0,92 MPa). Como resultado, foi possível observar a redução das tensões e deflexões na superfície do pavimento com o aumento da velocidade e um aumento nas tensões com o aumento da pressão de enchimento do pneu, o que pode ser explicado pela redução do tempo de exposição e da área de contato pneu-pavimento, respectivamente.